Skoda e Volkswagen, um casamento com 25 anos

Skoda e Volkswagen, um casamento com 25 anos

A marca checa está a comemorar 25 anos desde que entrou para o universo do «gigante alemão», o Grupo Volkswagen.

A primeira aquisição de capital da Skoda pela Volkswagen aconteceu em 1991 – há exatamente 25 anos. O grupo alemão adquiriu naquele ano 31% da Skoda num negócio avaliado em 620 milhões de marcos alemães. Ao longo do anos a Volkswagen foi gradualmente aumentando a participação na marca checa até 2000, ano em que concretizou a aquisição total do capital da Skoda.

Em 1991 a Skoda apenas tinha dois modelos e produzida 200.000 unidades por ano. Hoje o cenário é totalmente diferente: a marca checa produz mais de 1 milhão de veículos e está presente em mais de 100 mercados mundiais.

Motivos mais que suficientes para celebrar:

“Nos últimos 25 anos, a Skoda deixou de ser uma marca local para transformar-se numa marca internacional de sucesso. Um dos fatores decisivos para este crescimento foi, sem dúvida, a aquisição pelo Grupo Volkswagen há um quarto de século e a estreita e profissional colaboração entre as duas marcas” | Bernhard Maier, CEO da Skoda

Um sucesso que tem dado um forte impulso na economia da República Checa. A Skoda é responsável por 4,5% do PIB daquele país, e por quase 8% das exportações.

Segue a Razão Automóvel no Instagram e no Twitter