Notícias Lexus LC 500h: concentrado de estilo e tecnologia

Salão de Genebra 2016

Lexus LC 500h: concentrado de estilo e tecnologia

Stefan Rameakers, um dos responsáveis pelo desenvolvimento do Lexus LC 500h, explicou-nos como funciona a primeira transmissão híbrida Multifases de 10 velocidades, estreada neste modelo.

A variante híbrida do Lexus LC 500, assinala o regresso da Lexus aos grandes coupés depois do marcante LFA. Modelo que associa um design de uma elegância notável a uma postura desportiva, num equilíbrio estético francamente bem conseguido.

A NÃO PERDER: O outro lado do Salão de Genebra…

Para além do design, o grande destaque do Lexus LC500h é o sistema Multi Stage Hybrid desenvolvido pela marca – especificamente para veículos de elevada performance.

A Razão Automóvel falou com um dos responsáveis da Lexus, Stefan Ramaekers, que nos explicou em exclusivo todos os detalhes desta tecnologia que alia: dois motores elétrico (um para carregar as baterias e outro para auxiliar a unidade térmica); um motor 3.5 V6; e uma caixa e-CVT secundada por uma caixa automática de 4 velocidades – tudo montado em sequência.

A caixa e-CVT desmultiplica as 4 relações da caixa automática para um total de 10 velocidades (que podem ser seleccionadas manualmente através patilhas no volante). Segundo Stefan Ramaekers, o segredo da tecnologia Multi Stage Hybrid está no comando electrónico do sistema, o “cérebro” que consegue colocar todos estes sistemas a funcionar em uníssono – resultado de mais de duas décadas de desenvolvimento de soluções híbridas.

Há três modos de condução disponíveis: eco, Sport e Sport+. Cada um deles altera o comportamento e o carácter da mecânica, dando primazia às necessidades do condutor (economia ou performance). A aceleração dos 0 aos 100km/h é feita em menos de 5 segundos, graças à soma dos 295cv e 348Nm do motor térmico com os 60cv do motor elétrico – gerando uma potência combinada de 354cv.

RELACIONADO: Acompanha o Salão de Genebra com a Razão Automóvel

Est luxuoso híbrido é o primeiro modelo da marca a a beneficiar da nova plataforma que servirá de base aos futuros modelos de tração traseira da gama Lexus.

Segue a Razão Automóvel no Instagram e no Twitter