Notícias Jaguar ressuscita o clássico XKSS com a produção de 9 unidades

Jaguar ressuscita o clássico XKSS com a produção de 9 unidades

Quase 6 décadas depois, o Jaguar XKSS regressa à produção nas novas instalações da marca em Warwick, Inglaterra.

Considerado um dos primeiros desportivos do mundo, o Jaguar XKSS foi desenvolvido em 1957 com base no D-Type, o carro de competição que venceu por três vezes consecutivas as 24 Horas de Le Mans, entre 1955 e 57.

Hoje, o modelo britânico é uma relíquia da indústria automóvel que faz qualquer coleccionador ou entusiasta perder a cabeça – o próprio Steve McQueen chegou a ter um exemplar. Como tal, a Jaguar anunciou que vai produzir 9 réplicas do clássico britânico. Os modelos serão construídos manualmente pelos engenheiros da marca, com as mesmas especificações da versão de lançamento.

RELACIONADO: Jaguar F-Type SVR: felino com as garras de fora

“Os engenheiros e técnicos especializados da Jaguar Classic irão certificar-se que cada um dos 9 carros é completamente autêntico e produzido com a mais alta qualidade. A continuação do XKSS reafirma o nosso compromisso para com o alimentar do entusiasmo pelo ilustre passado da Jaguar, ao oferecer carros, serviços, componentes e experiências excepcionais.”

Tim Hannig, Diretor da Jaguar Land Rover Classic.

Com o regresso à produção do XKSS, a Jaguar espera conseguir arrecadar 1.5 milhões de dólares por carro, cerca de 1.34 milhões de euros. As primeiras entregas do protótipo britânico – disponível apenas para um grupo restrito de clientes e coleccionadores – começam no início de 2017.

Jaguar XKSS (1)

Segue a Razão Automóvel no Instagram e no Twitter