Notícias Volvo aposta nos carros sem chave já a partir de 2017

Tecnologia

Volvo aposta nos carros sem chave já a partir de 2017

Para provar que a tradicional chave de ignição é coisa do passado, alguns modelos da Volvo vão deixar de ser vendidos com chave, já a partir do próximo ano.

chave digital volvo

Desde a tecnologia de condução autónoma ao sistema de controlo por voz, a Volvo é uma das marcas que mais aposta nas tecnologias do futuro. Agora, a marca sueca anunciou que será o primeiro fabricante a oferecer alguns dos seus modelos sem chave, substituindo-a por um sistema apelidado pela marca de chave digital, “mais simples e conveniente”. No fundo, trata-se de uma aplicação para smartphones, que se conecta ao carro através do sistema bluetooth e permite fazer tudo o que uma chave tradicional faria: trancar as portas, ligar o motor, abrir a bagageira, etc.

“As novas tecnologias têm que facilitar a vida dos nossos clientes. As necessidades de mobilidade têm vindo a alterar-se e por isso as expectativas são mais exigentes”, afirma Henrik Green, vice presidente para a Gestão de Produto da Volvo. De acordo com a marca, uma das vantagens é o facto de ser possível associar múltiplas “chaves”, o que permite ter controlo de mais do que um carro, seja qual for a sua localização.

“E se ficarmos sem bateria? Ou se perdermos o telemóvel?” Para os clientes que assim o desejarem, a Volvo vai continuar a disponibilizar as chaves tradicionais. O sistema irá fazer a sua estreia num programa experimental nos próximos meses em Gotemburgo, Suécia, através da empresa de car sharing Sunfleet. Em 2017, a tecnologia irá ser lançada ao público num número limitado de modelos.

RELACIONADO: VI-Grade: o simulador da Volvo que todos gostaríamos de ter em casa