SpaceTourer é a nova proposta da Citroën

SpaceTourer é a nova proposta da Citroën

O Citroën SpaceTourer e o SpaceTourer HYPHEN têm estreia marcada para o próximo Salão de Genebra.

Aproveitando a sua experiência e savoir-faire no desenvolvimento de viaturas polivalentes e espaçosas, a Citroën vai lançar um novo modelo denominado Citroën SpaceTourer. A marca francesa aposta numa carrinha moderna, versátil e eficiente, destinada não só à utilização de profissionais mas também para viagens em família ou com amigos.

O design do SpaceTourer é marcado por linhas fluídas, por outro lado, a dianteira mais alta permite-lhe dominar a estrada e confere um carácter mais robusto. Desenvolvido numa variante da plataforma modular EMP2, o Citroën SpaceTourer pretende, através de uma arquitetura mais eficiente e ao serviço da habitabilidade, disponibilizar mais espaço a bordo e maior volume de carga.

RELACIONADO: Citroën volta a apostar no design vanguardista

No interior, o SpaceTourer privilegia o conforto e bem-estar, com uma posição de condução elevada, bancos deslizantes e orientáveis em função da utilização, tratamento acústico elevado e um tejadilho em vidro. Além da tecnologia disponível, tal como o head-up display e sistema de navegação 3D CITROËN Connect Nav, o SpaceTourer está equipado com um conjunto de sistemas de segurança – Vigilância da Fadiga do Condutor, Alerta de Risco de Colisão, Sistema de Vigilância de Ângulo Morto, entre outros – que permitiram alcançar a avaliação máxima de 5 estrelas nos testes da EuroNCAP.

Quanto às motorizações, a Citroën oferece 5 opções diesel da família BlueHDi, entre os 95cv e os 180cv. A variante S&S CVM6 com 115cv anuncia consumos de 5,1l/100 km e emissões de CO2 de 133 g/km, ambos “best in class”. O SpaceTourer está disponível em 4 versões: SpaceTourer Feel e SpaceTourer Shine, propostos em 3 comprimentos e disponíveis com 5, 7 ou 8 lugares, SpaceTourer Business, proposto nos 3 comprimentos e disponível entre 5 e 9 lugares, destinado aos profissionais de transporte de passageiros e SpaceTourer Business Lounge, disponível em 6 ou 7 lugares e desenhado para uma utilização profissional, dispondo de uma mesa deslizante e escamoteável.

SpaceTourer (3)

VEJAM TAMBÉM: Citroën Méhari, o rei do minimalismo

Mas não é só: à margem da apresentação do seu mais recente monovolume, a Citroën irá desvendar igualmente um novo concept, que resulta de uma parceria com o grupo francês de eletro-pop Hyphen Hyphen.

Além de todas as características que fazem do SpaceTourer um modelo versátil e moderno, o SpaceTourer HYPHEN é um verdadeiro amplificador da versão de produção, ao adoptar um visual mais colorido e aventureiro. A dianteira mais ampla, os embelezadores das cavas das rodas e as proteções das embaladeiras foram inspiradas no concept Aircross, apresentado no ano passado.

O interior do habitáculo foi redesenhado e tornou-se mais informal, com o laranja e o verde a misturarem-se num degradê de cores vibrantes e jovens, enquanto que os bancos forrados em couro estão também mais ergonómicos. Para salientar as características off-road da versão de produção, cada pneu conta com 5 correias de elastómero para uma maior aderência. O SpaceTourer HYPHEN recorre a uma transmissão às quatro rodas desenvolvida pela Automobiles Dangel.

Para Arnaud Belloni, Diretor de Marketing e Comunicação da marca francesa, esta “é uma forma da Citroën transmitir os seus valores de optimismo, de partilha e criatividade”. Ambos os modelos têm apresentação marcada para o dia 1 de Março no Salão Automóvel de Genebra.

SpaceTourer Hyphen (2)

Segue a Razão Automóvel no Instagram e no Twitter