Notícias Este é o interior do Opel GT Concept

Este é o interior do Opel GT Concept

O interior do Opel GT Concept foi antecipado pela marca de Rüsselsheim, antes da sua estreia no Salão de Genebra.

Os designers da subsidiária de General Motors aliaram as características de um puro desportivo com a configuração futurista da interface homem-máquina. Os bancos bacquet e os pedais ajustáveis eletricamente são algumas das novidades. Todas as cores e formas reforçam a sensação de espaço no interior do habitáculo, que é ainda acentuada pelo tejadilho panorâmico em vidro. O fulcro do conceito deste protótipo é: homem e máquina tornam-se um só.

A atenção ao detalhe recai sobre o tablier do Opel GT Concept  feito de alumínio escovado e sobre as múltiplas áreas do habitáculo – como saídas de ar nos extremos do tablier, também elas executadas em alumínio com a sigla GT gravada – e  sobre os ecrãs e câmaras  que substituem os retrovisores e sobre o facto de não existirem teclas no tablier. O GT Concept é operado através de voz e de um ‘touchpad’ central, a partir do qual se acede a todas as funções do menu. E é este HMI (Human-Machine Interface) que o protótipo da Opel apresenta como revolucionário.

O sistema é adaptativo e regista os comandos que são dados, ajustando-se ao utilizador e não ao contrário. Os dois ecrãs do painel de instrumentos podem ser configurados de acordo com a preferência do condutor, sendo que do lado esquerdo estarão sempre a velocidade e o regime do motor, enquanto o monitor do lado direito pode mostrar outras informações.

RELACIONADO: Opel GT Concept a caminho de Genebra

Outra das singularidades é a possibilidade de, durante as deslocações diárias, o Opel GT Concept estar sempre ligado ao local de trabalho do utilizador. Se o condutor pretender assumir uma postura mais dinâmica, o automóvel ajusta automaticamente o comando do acelerador, as passagens de caixa de velocidades e a gestão eletrónica de controlo do motor em conformidade. O ecrã da direita até passa a mostrar as forças ‘G’ de aceleração e travagem.

As novidades tecnológicas que encontramos no interior não se ficam por aqui. O Opel GT Concept apresenta ainda a capacidade de emitir avisos verbais acerca do ambiente em redor do automóvel, caso exista perigo iminente. O desportivo alemão não só se ajusta às preferências do utilizador, como também às condições do exterior, com o objectivo de maximizar a segurança. As articulações dos cintos de segurança, em vermelho, são igualmente peças especiais que seguem o mote estilístico insinuado pelos pneus dianteiros vermelhos. Por seu turno, o desenho do volante invoca o do lendário Opel GT.

Segue a Razão Automóvel no Instagram e no Twitter