Volkswagen Touran: maior e mais eficiente

Volkswagen Touran: maior e mais eficiente

A nova Volkswagen Touran está mais comprida e oferece ainda mais espaço a bordo. Motores TSI e TDI até 19 por cento mais eficientes.

Lançado em 2003, o Volkswagen Touran é um dos MPV’s mais vendidos na Europa. É por isso com natural expectativa que o mercado recebe a mais recente geração deste grande meio de transporte familiar. Recorrendo à nova plataforma MQB do Grupo Volkswagen o Touran recebe novos motores TSi (gasolina) e TDI (gasóleo) que anunciam ganhos de eficiência de 19 por cento em relação à anterior geração. 

A nova plataforma permite ao Touran ter uma maior distância entre eixos e uma maior largura de vias, garantindo não só uma maior estabilidade dinâmica mas também a possibilidade de oferecer cotas de habitabilidade ainda maiores para cada um dos sete lugares a bordo. A capacidade da bagageira também aumentou para os 663 litros e a modularidade e versatilidade são asseguradas pelo sistema plano para os bancos. 

A NÃO PERDER: Vota no teu modelo favorito para o prémio Escolha do público no Troféu Essilor Carro do Ano 2016

Volkswagen Touran-3

A qualidade de vida a bordo beneficia ainda da ergonomia dos novos bancos, da melhor insonorização bem como da introdução de novos equipamentos de conforto e entretenimento. O novo sistema de ar condicionado Climatronic com filtro anti alérgico, o teto solar panorâmico em formato XXL ou o sistema de conectividade App Connect que pode ser conciliado com smartphones Apple e Android são alguns dos exemplos do novo conteúdo do Volkswagen Touran.

A segurança e as tecnologias de auxílio à condução não foram, naturalmente, descuradas. “Os sistemas de assistência, montados pela primeira vez no Touran, incluem o sistema de travagem multicolisão (de série) e sistema de proteção pró ativo dos passageiros, o sistema Adaptive Cruise Control (ACC), o Front Assist com o sistema de travagem de emergência em cidade, o Traffic Jam Assist, um sistema de proteção pró-ativa de ocupantes, o Side Assist com Rear Traffic Alert e, pela primeira vez num MPV, o Trailer Assist (para ajudar a estacionar quando se transporta um reboque).

VEJAM TAMBÉM: A lista de candidatos ao Troféu Carro do Ano 2016

Outra das novidades é que “novo Touran também pode ser equipado com a suspensão adaptativa DCC, com três modos distintos – Comfort, Normal e Sport- e o sistema Driving mode selection, para alterar a velocidade de resposta do motor, da transmissão automática (no caso de estar equipado com a caixa DSG), do ar condicionado, entre outros componentes do veículo.

A nova geração do Volkswagen Touran chega agora a Portugal, na versão de 7 lugares. É proposto com três níveis de equipamento – Trendline, Confortline e Highline

A versão inscrita no prémio Essilor Carro do Ano/Troféu Volante de Cristal e na Classe Monovolume do Ano está equipada com o motor 1.6 TDI de 110 cv que anuncia médias de consumo de 4,4 l/100 km.

Volkswagen Touran

Texto: Prémio Essilor Carro do Ano / Troféu Volante de Cristal
Imagens: Diogo Teixeira / Razão Automóvel

Segue a Razão Automóvel no Instagram e no Twitter