Skoda Fabia: subir a fasquia dos citadinos

Skoda Fabia: subir a fasquia dos citadinos

A 3ª geração do citadino Skoda Fabia já vendeu 3,5 milhões de unidades desde 1999. O seu pacote tecnológico inclui soluções state of the art de conectividade.

Cinco anos depois da edição de 2010, a Skoda lança agora a terceira geração do seu utilitário e principal ariete para o competitivo segmento B do mercado europeu. Desde 1999, foram vendidas mais de 3,5 milhões de unidades do Skoda Fabia, número que atesta bem a sua popularidade e importância para a marca checa.

O novo modelo apresenta-se a serviço com um novo design, motores mais eficientes e um pacote tecnológico que inclui uma série de features de segurança, conforto e conectividade com smartphones.

A NÃO PERDER: Vota no teu modelo favorito para o prémio Escolha do público no Troféu Essilor Carro do Ano 2016

Apesar das suas dimensões ainda mais compactas, o novo Skoda Fabia, proposto em carroçarias de cinco portas e familiar (carrinha) continua empenhado em oferecer excelentes cotas de habitabilidade e espaço a bordo para cinco passageiros. Novas soluções de ergonomia e de modularidade foram imprimidas no novo Fabia, que nesta sua versão de cinco portas oferece uma bagageira com 330 litros de capacidade.

Para motorizar este seu citadino de vocação familiar a Skoda recorre, como habitualmente, a uma nova geração de motores do grupo Volkswagen, anunciando maior eficiência sem sacrifício das prestações. “Com novas motorizações a gasolina (1.0 e 1.2 TSI) e Diesel (1.4 TDI), mais eficientes e com tecnologia da nova plataforma MQB, os novos Fabia são mais leves, mais dinâmicos e com melhorias de até 17% no consumo e emissões.

Skoda Fabia-5

VEJAM TAMBÉM: A lista de candidatos ao Troféu Carro do Ano 2016

A versão que a Skoda submete ao concurso Essilor Carro do Ano/Troféu Volante de Cristal monta um bloco 1.2 TSI de 90 cv a gasolina que promete consumos frugais – médias anunciadas de 4,7 l/100 km, mantendo boas prestações – aceleração dos 0 aos 100 km/h e 10,9 segundos.

Dependendo da versão escolhida, o Skoda Fabia oferece diversos tipos de transmissão – duas caixas mecânicas de 5 e 6 velocidades ou automática de dupla embraiagem DSG.

No que respeita a equipamento, a nova geração do Fabia integra um conjunto de novas tecnologias de segurança e auxílio à condução e um evoluído sistema de infoentretenimento que beneficia das soluções de conectividade Smartgate e MirrorLink.

O novo Skoda Fabia concorre também à classe Citadino do Ano onde enfrenta os seguintes concorrentes: Fiat 500, Hyundai i20, Honda Jazz, Mazda2, Nissan Pulsar, Opel Karl.

Skoda Fabia

Texto: Prémio Essilor Carro do Ano / Troféu Volante de Cristal
Imagens: Diogo Teixeira / Razão Automóvel

Segue a Razão Automóvel no Instagram e no Twitter