Notícias Skoda Fabia Break: a conquista do espaço

Candidato Carro do Ano 2016

Skoda Fabia Break: a conquista do espaço

Texto: Prémio Essilor Carro do Ano / Troféu Volante de Cristal

Skoda Fabia Break

A Skoda Fabia Break oferece uma bagageira modular com 530 litros de capacidade. Dinâmica apurada com reforço da suspensão e amortecimento. Motor 1.4 TDI de 90 cv anuncia consumo misto de 3,6 l/100 km.

A terceira geração do Skoda Fabia, cujo modelo original foi lançado em 1999, representa uma profunda atualização tecnológica servida com um novo design quer exterior, quer no habitáculo. A Skoda volta a apostar na sua versão Break para sublinhar a vocação familiar deste utilitário que se adapta a uma utilização quotidiana em cidade e a viagens de estrada.

A nova geração do Skoda Fabia Break incorpora uma nova gama de motores mais eficientes e um conjunto de equipamentos de segurança, entretenimento e conforto que pretendem melhorar a qualidade de vida a bordo e a segurança em viagem.

A carroçaria, com novo design, especialmente óbvio na secção frontal e no portão traseiro, mede agora 4,26 metros de comprimento e oferece uma bagageira com uma capacidade de 530 litros, que a Skoda defende ser a maior do seu segmento. A modularidade e funcionalidade da bagageira é um dos trunfos que a Skoda apresenta no seu novo Fabia Break. O novo Skoda Fabia, proposto em carroçarias de cinco portas e familiar (carrinha) continua empenhado em oferecer excelentes cotas de habitabilidade e espaço a bordo para cinco passageiros.

Skoda Fabia Break-4

Para motorizar este seu citadino de vocação familiar a Skoda recorre, como habitualmente, a uma nova geração de motores do Grupo Volkswagen, anunciando maior eficiência sem sacrifício das prestações. “Com novas motorizações a gasolina (1.0 e 1.2 TSI) e diesel (1.4 TDI), mais eficientes e com tecnologia da nova plataforma MQB, os novos Fabia são mais leves, mais dinâmico e com melhorias de até 17% no consumo e emissões.

A versão que a Skoda submete a concurso no Essilor Carro do Ano/Troféu Volante de Cristal monta um bloco tricilíndrico 1.4 TDI de 90 cv a gasóleo que promete consumos frugais – médias anunciadas de 3,6 l/100 km.

Dependendo da versão escolhida, o Skoda Fabia oferece diversos tipos de transmissão – duas caixas mecânicas de 5 e 6 velocidades ou automática de dupla embraiagem DSG.

No que respeita a equipamento, a nova geração do Fabia integra um conjunto de novas tecnologias de segurança e auxílio à condução e um evoluído sistema de infoentretenimento que beneficia das soluções de conectividade Smartgate e MirrorLink.

O novo Skoda Fabia concorre também à classe Carrinha do Ano onde enfrenta os seguintes concorrentes: Audi A4 Avant, Hyundai i40 SW e Skoda Superb Break.

Skoda Fabia Break

Texto: Prémio Essilor Carro do Ano / Troféu Volante de Cristal
Imagens: Diogo Teixeira / Razão Automóvel