Clássicos Os 11 carros mais poderosos do Mundo

Lista

Os 11 carros mais poderosos do Mundo

A bordo dos carros desta lista tomaram-se decisões que influenciaram a história mundial. Conhece alguns deles.

Mercedes-Benz 770K

De um Pulmann a uma Renault 4L, seleccionámos uma lista de 11 carros (e mais um…) que de alguma forma possam ter assistido a eventos de carácter mundial ou que transportaram figuras históricas.

Ideologias, golpes de estado e assassinatos à parte, esperemos que gostem dos modelos escolhidos. Se achares que falta algum, deixa-nos a tua sugestão nos comentários.

A ordem escolhida não obedece a nenhum critério particular.

VÊ TAMBÉM: Os 10 melhores automóveis nascidos em solo comunista

Mercedes-Benz 600 (1963-1981)

Mercedes-Benz 600
Mercedes-Benz 600 (1963 – 1981)

Durante décadas, este Mercedes-Benz era um clássico entre presidentes, reis e ditadores. Disponível nas versões berlina de quatro portas, limousine e descapotável, este carro alemão era fabricado à mão e tinha um motor 6.3 l V8 com um fantástico (e complexo) sistema hidráulico que controlava tudo: desde a suspensão, passando pelo fecho automático das portas, até à abertura das janelas. Havia um vasto leque de opções, que incluía a versão “Special Protection” blindada, semelhante ao atual carro de Barack Obama.

No total, foram produzidos 2677 unidades do Mercedes-Benz 600, sendo que 70 destas, foram entregues a líderes mundiais — um exemplar foi entregue ao Papa Paulo VI em 1965.

Hongqi L5

Hongqi L5
Hongqi L5

Embora não pareça, o Hongqi L5 é um carro atual. Desenhado para se parecer exatamente como o Hongqi de 1958 que era o carro oficial dos membros do comité central do Partido Comunista Chinês. Com 5,48 m de comprimento, motor 6.0 l V12 com 400 cv, o Hongqi L5 — ou “Red Flag” como é chamado —, é comercializado na China por aproximadamente 731 876 euros.

Renault 4L

Renault 4L
Renault 4L

Renault 4L, também conhecida como o “jipe dos pobres” foi oferecida ao Papa Francisco por um padre italiano, para as suas deslocações no Vaticano. Este exemplar de 1984 contabiliza mais de 300 mil quilómetros. O padre Renzo ainda deixou correntes para a neve, não fosse o «diabo» tecê-las (gostaram da piada?).

Fã de modelos icónicos, o humilde Fiat 500L foi o modelo escolhido pelo Papa Francisco na última visita a Washington, Nova Yorque e Filadélfia e que foi a leilão.

RELACIONADO: Estes são os 7 mini todo-o-terreno que te levam a qualquer lado

Lancia Thesis (2002-2009)

Lancia Thesis (2002-2009)
Lancia Thesis (2002-2009)

Construído com o objetivo de devolver o prestigio à marca italiana, o Lancia Thesis tinha um estilo luxuoso avantgarde. Tornou-se rapidamente no carro oficial do governo italiano — a frota era composta por 151 unidades deste modelo.

Cá em Portugal, foi a viatura escolhida por Mário Soares, durante uma das suas campanhas para a presidência da República.

ZIL 41047

ZIL 41047
ZIL 41047

O modelo 41047 da marca russa ZiL foi produzido para ser o carro oficial da União Soviética e sofreu poucas alterações estéticas ao longo dos anos. Foi um carro polémico porque, ao mesmo tempo que a URSS usava esta limousine como carro oficial, Fidel Castro também o usava, mas como táxi nas ruas de Havana.

Lincoln Continental 1970 da Coreia do Norte

Lincoln Continental 1970 da Coreia do Norte
Lincoln Continental 1970 da Coreia do Norte

Kim Jong II escolheu ser transportado por um Lincoln Continental de 1970 no seu funeral por, alegadamente, ser fã da cultura americana (com especial destaque para a 7ª arte). Pois… estranho não é? Como tudo naquele país. Conhece aqui um pouco mais do mercado automóvel da Coreia do Norte.

Toyota Century

Toyota Century
Toyota Century

O Toyota Century está disponível para venda em unidades muito reduzidas, mas a Toyota não o publicita e posiciona-o abaixo do Lexus, mantendo-o assim discreto e com uma reputação mais profissional e menos massificada — a cultura japonesa low profile no seu melhor. O carro japonês fica encarregue de transportar o primeiro ministro japonês e a sua família, assim como vários membros do governo.

VÊ TAMBÉM: Já ouviste falar no Rolls-Royce japonês? 21 anos depois, foi atualizado

Lincoln Continental Limousine (1961)

Lincoln Continental Limousine (1961)
Lincoln Continental Limousine (1961)

O Lincoln Continental Limousine será sempre relembrado como o carro em que o Presidente Kennedy foi assassinado. Kennedy pediu à Ford para desenvolver uma nova limousine baseada no Lincoln Continental que lhe foi entregue em Junho de 1961. Depois da sua morte, o Lincoln Continental retomou à Casa Branca para servir vários presidentes até 1977.

Neste momento, este símbolo de modernidade Americana está exposto no Museu Henry Ford em Dearborn, Michigan.

Bentley State Limousine (2001)

Bentley State Limousine (2001)
Bentley State Limousine (2001)

A Bentley produziu apenas duas unidades desta limousine, a pedido oficial da Rainha de Inglaterra. Desde o seu lançamento em 2001, tornou-se o carro oficial das aparências da Rainha Isabel II.

Cadillac One (2009)

Cadillac One
Cadillac One “The Beast”

O Cadillac One, mais conhecido por “The Beast” quase que passa por um Cadillac normal mas está longe disso. As portas desta limousine (blindadas e à prova de fogo) são mais pesadas que as portas de um Boeing 747, tem sistema de oxigenação em caso de emergência e potência suficiente para atravessar uma zona de guerra e manter o presidente em segurança.

O Cadillac One, para além de ser um dos 10 carros mais poderosos do mundo, é também o mais seguro sem dúvida alguma.

Mercedes-Benz 770 K

Mercedes-Benz 770 K
Mercedes-Benz 770 K

O Mercedes-Benz 770K era o carro preferido de um dos homens mais odiados da história, Adolf Hitler. Para além de Hitler, também o Papa Pius XI teve um 770K.

O 770K foi o sucessor do Mercedes-Benz Typ 630, recorria a um motor de 8 cilindros em linha com 7655 cm3 e 150 cv.

O improvável UMM

UMM Cavaco Silva
UMM

Cavaco Silva, não é nem foi um dos homens mais poderosos do mundo, mas a bordo de um UMM nem a «Besta» de Barack Obama lhe fazia frente. Grande UMM!