Notícias “I feel it in my toe”: Bosch inventa acelerador com vibrador

“I feel it in my toe”: Bosch inventa acelerador com vibrador

O pedal acelerador ativo Bosch ajuda os condutores a poupar combustível e, ao mesmo tempo, alerta-os para situações potencialmente perigosas.

A empresa alemã sediada em Estugarda desenvolveu um sistema que alerta os condutores de eventuais perigos através do pedal de acelerador. Segundo a Bosch, o sistema apelidado “I feel it in my toe” para além das funcionalidades de segurança ajuda os condutores a poupar até 7% no combustível e a reduzir significativamente as emissões de CO2, alertando o condutor para uma carga excessiva no acelerador através de uma vibração.

RELACIONADO: Governo vai aumentar Imposto sobre os Produtos Petrolíferos

Até à data, os automóveis apenas nos alertavam para as mudanças de caixa e carga no acelerador através de sinais visuais. Ao ser introduzido um pedal de acelerador ativo, este terá uma opção de indicação sensorial que avisa o condutor do momento ideal para mudar de velocidade sem ter que desviar os olhos da estrada. Quanto utilizado em veículos híbridos, o pedal do acelerador pode ser programado para indicar o condutor quando este deve desligar o motor, de modo a poupar combustível.

VER TAMBÉM: Renault exige novas regras para os testes de consumo de emissões

O pedal pode ainda estar associado a uma câmara de vídeo que identifica os sinais de trânsito, e se verificar que o carro está a circular a uma velocidade superior ao estipulado exerce contrapressão ou vibração no acelerador. Através deste sistema o carro terá ainda a possibilidade avisar para eventuais situações perigosas como: automóveis em contra-mão, congestionamentos inesperados, tráfego cruzado e outros perigos ao longo do trajeto.

Bosh

Segue a Razão Automóvel no Instagram e no Twitter