Porsche 911 Turbo e 911 Turbo S oficialmente revelados

Porsche 911 Turbo e 911 Turbo S oficialmente revelados

A versão de topo da gama do Porsche 911 chegou com mais potência, design apurado e melhores características.

No arranque de 2016, no Salão Internacional Norte Americano do Automóvel, em Detroit, a Porsche vai apresentar mais uma estrela da sua gama de produtos. Os modelos topo de gama do 911 – o 911 Turbo e o 911 Turbo S – possuem agora mais 15 kW (20 CV) de potência, design e características melhoradas. Os modelos estarão disponíveis nas variantes coupé e cabriolet logo desde o início do ano.

O motor de seis cilindros biturbo com 3,8 litros debita agora uma potência de 397 kW (540 CV) no 911 Turbo. Este incremento de potência foi obtido através da modificação da admissão da cabeça dos cilindros, novos injectores e uma pressão de combustível mais elevada. A versão mais potente, Turbo S, desenvolve agora 427 kW (580 CV) graças aos novos turbos de maiores dimensões.

Porsche 911 turbo s 2016

RELACIONADO: Porsche Macan GTS: o mais desportivo da gama

O consumo anunciado para o coupé é de 9,1 l/100 km e 9,3 l/100 km para a versão cabriolet. Esta marca representa menos 0,6 litros por cada 100 km para todas as versões. Os grandes responsáveis pela redução de consumo, são a electrónica do motor que está mais avançada e uma transmissão com novos mapas de gestão.

Pacote Sport Chrono com novidades

No interior, o novo volante GT – com 360 mm de diâmetro e um design adoptado do 918 Spyder – vem equipado com seletor de modos de condução de série. Este seletor consiste num comando circular que é utilizado para escolher um dos quatro modos de condução: Normal, Sport, Sport Plus ou Individual.

Outra característica nova do Pacote Sport Chrono é o botão Sport Response no centro desse comando circular. Inspirado na competição, quando este botão é pressionado, deixa o motor e a caixa de velocidades pré-configurados para uma melhor resposta.

Neste modo, o Porsche 911 consegue produzir a máxima aceleração até durante 20 segundos, bastante útil, por exemplo, em manobras de ultrapassagem.

Um indicador em modo de contagem decrescente surge no painel de instrumentos para informar o condutor do tempo que resta para que a função se mantenha activa. A função Sport Response pode ser selecionada em qualquer modo de condução.

P15_1241

A partir de agora, o Porsche Stability Management (PSM) nos modelos 911 Turbo possui um novo modo do PSM: o modo Sport. Uma ligeira pressão no botão do PSM na consola central deixa o sistema neste modo desportivo – que é independente do programa de condução seleccionado.

O comando separado do PSM para modo Sport aumenta o limiar de intervenção deste sistema, que agora chega muito mais liberal do que no modelo anterior. O novo modo tem como objetivo aproximar o condutor dos limites de performance.

O Porsche 911 Turbo S oferece um completo equipamento dedicado a uma condução mais desportiva: o PDCC (Porsche Dynamic Chassis Control) e o PCCB (Porsche Ceramic Composite Brake System) são de série. As novas opções para todos os modelos Porsche 911 Turbo são o sistema de assistência à mudança de faixa e o sistema de elevação do eixo dianteiro, que pode ser utilizado para aumentar a altura ao solo do spoiler da frente em 40 mm a velocidades reduzidas.

Design aprimorado

A nova geração do 911 Turbo segue o design dos modelos Carrera actuais, complementado pelas características especiais e típicas do 911 Turbo. A nova frente com airblades e luzes em LED nos extremos com duplo filamento concedem à secção da frente uma imagem mais alargada em combinação com a adicional admissão de ar central.

Há também umas novas jantes de 20 polegadas e no 911 Turbo S, por exemplo, as jantes de aperto central possuem agora sete raios, em vez dos dez raios duplos da anterior geração.

Na traseira, as luzes traseiras tridimensionais destacam-se. As luzes de travagem de quatro pontos e iluminação tipo aura, é típica dos modelos 911 Carrera. As aberturas existentes para o sistema de escape na traseira, bem como as duas saídas duplas, foram redesenhadas. Também a grelha traseira foi retocada e compreende agora três partes: as secções direita e esquerda possuem lamelas longitudinais e ao centro existe uma tomada de ar separada para optimizar a indução para o motor.

O novo Porsche Communication Management com navegação online

A acompanhar esta geração de modelos, o novo sistema de infoentretenimento do PCM com sistema de navegação surge de série nos novos modelos 911 Turbo. Este sistema pode ser operado através do touch screen, oferece várias novidades e funções de conectividade graças ao módulo Connect Plus, também de série. Também será possível aceder às últimas informações de trânsito em tempo real.

Os percursos e os locais podem ser visualizados com imagens de 360 graus e imagens de satélite. O sistema consegue agora processar a introdução de escrita à mão, uma novidade. Telemóveis e smartphones conseguem também ser integrados mais rapidamente via wi-fi, Bluetooth ou por USB. A seleção das funções do veículo também pode ser controlada remotamente. Tal como nos modelos anteriores, o sistema de som Bose é de série; o sistema de som Burmester surge como opcional.

Preços para Portugal

O novo Porsche 911 Turbo será lançado no final de Janeiro de 2016 com os seguintes preços:

911 Turbo – 209.022 euros

911 Turbo Cabriolet – 223.278 euros

911 Turbo S – 238.173 euros

911 Turbo S Cabriolet – 252.429 euros

Segue a Razão Automóvel no Instagram e no Twitter

Fonte: Porsche