Notícias Próximo Porsche 911 GT3 terá caixa manual como opcional

Próximo Porsche 911 GT3 terá caixa manual como opcional

O Porsche 911 GT3 está atualmente disponível só com caixa de dupla embraiagem. Alerta puristas: a Porsche decidiu criar um sucessor para todos os gostos com os dois tipos de transmissões: manual e automática.

Fazer um 911 GT3 só com transmissão automática nunca foi a melhor ideia de sempre, principalmente para os aficionados da essência tradicional de conduzir. Para esse público enérgico, a Porsche decidiu regressar aos bons e velhos costumes modelo icónico. O puro prazer de condução estará futuramente disponível no Porsche 911 GT3.

A caixa automática Porsche Doppelkupplung (PDK), para além de mais rápida, sem dúvida que facilita a condução e aumenta o grau de conforto do condutor. Por incrível que possa parecer, o excelente nível de desempenho alcançado pelas caixas automáticas está a provocar o lento desaparecimento das caixas manuais em carros de segmentos mais desportivos e potentes.

Vamos deixar isto esclarecido: existem quatro tipos de caixas automáticas: a mais tradicional utiliza um conversor de binário, também existem as denominadas “CVT” que recorrem a um sistema de variação contínua, mais ou menos idêntico ao que podemos encontrar numa scooter. Temos também as que são conhecidas como manuais pilotadas, que basicamente podem ser consideradas uma caixa manual, exceptuando o facto de utilizarem uma tecnologia que gere automaticamente a função da embraiagem e executa, também de forma automática, o movimento da troca de mudança. Mas as mais populares são as chamadas caixas “de dupla embraiagem”, vindas directamente do mundo da competição.

VEJAM TAMBÉM: Outono, a estação preferida dos petrolheads

Voltando a Estugarda, a estratégia da Porsche em produzir o 911 GT3 só com a versão de caixa automática tem sido uma pastilha difícil de digerir para os puristas. Este nicho de mercado que aprecia a conexão direta entre o carro e o condutor obrigou a produtora de luxo alemã a repensar as suas prioridades. Este grupo vocal de clientes que, atenção, têm o total apoio da Razão Automóvel (#savethemanuals), naturalmente que querem o GT3 de volta com uma caixa de velocidades manual.

 “O GT3 está cheio de sistemas que fazem sentido na pista, mas para os puristas, pode haver algo perdido. Na verdade, para atender  a essas necessidades, a Porsche está a planear um modelo de edição limitada chamado o 911 R que terá uma versão do motor do GT3 e uma caixa de velocidades manual.”| Andreas Preuninger, Chefe do Programa GT da Porsche

Como já foi mencionado por nós anteriormente, estamos perante uma edição limitada com ADN do GT3 e caixa manual, alegadamente o Porsche 911 R, que será lançada antes do próximo Porsche 911 GT3.

Segue a Razão Automóvel no Instagram e no Twitter