Notícias Os 15 carros mais feios de sempre

Estilo

Os 15 carros mais feios de sempre

Mais uma noite de Halloween. Mas há carros que vão continuar a assombrar-nos durante o ano todo… Reunimos os 15 carros mais feios de sempre.

Subaru Impreza Casa Blanca

UPDATE: A lista continua a crescer com as vossas contribuições…

Ok. Não são “os 15 carros mais feios de sempre”, mas talvez sejam “os 15 carros mais feios dos últimos 25-30 anos” Não quisemos recuar demasiado no tempo porque o conceito de beleza vai mudando com o tempo e não queríamos ser injustos.

Porque como diz o povo “os olhos também comem”, a indústria automóvel investe quantias exorbitantes nos departamentos de design. Contudo, ao longo dos anos, surgem modelos menos bonitos (e estamos a ser simpáticos…), ora devido às limitações orçamentais, ora porque simplesmente quem os concebeu e aprovou estava em dia não.

VÊ TAMBÉM: Carros que hoje são mais bonitos do que quando foram lançados

Se é verdade que os gostos são subjetivos, também é verdade que existem casos consensuais. Nesta lista faltarão certamente alguns modelos, outros fazem parte da lista de forma algo forçada — como aqueles bons alunos que habituam os professores às boas notas e um dia “sacam” um suficiente baixo (é o caso da BMW e da Porsche).

Estas são as nossas escolhas (sem ordem específica):

Fiat Multipla

Um clichê nestas listas. Quem o conduziu diz que é um dos melhores Fiat de sempre: confortável, espaçoso, com ampla visibilidade para o exterior e motorizações ajustadas. Quem nunca se atreveu a entrar lá dentro acha-o simplesmente horrível. Estilo italiano? Pois, pois…

Fiat Multipla
Fiat Multipla
RELACIONADO: 6 amigos, um Fiat Multipla e o circuito Nürburgring. Só visto!

BMW Série 5 Gran Turismo

Adoramos toda a gama BMW Série 5 excepto este modelo… as proporções estão todas erradas. De uma noite de amor entre um coupé, um monovolume e uma berlina de luxo saiu “isto”. Foi buscar a cada conceito o pior que tinha para oferecer. O X6 é mais aceitável, mas este… E sim, no que à BMW diz respeito somos muito exigentes. O novo Série 6 GT conseguiu corrigir muitos dos males do 5 GT, mas mesmo assim…

BMW Série 5 Gran Turismo
BMW Série 5 Gran Turismo
RELACIONADO: BMW Série 6 GT com nova motorização de entrada 620d

Subaru Tribeca

Motor a gasolina de arquitetura boxer, tração integral, interior espaçoso, bom equipamento. Tinha tudo para correr bem mas aquela frente estragou tudo. Um embate a 30km/h contra um muro fazia melhor do que o departamento de design da Subaru.

Subaru Tribeca
Subaru Tribeca

Toyota Mirai

Já falámos aqui na Razão Automóvel do Toyota Mirai e pelos melhores motivos — e até já o conduzimos —, agora voltamos a falar dele pelo pior motivo. Proporções são estranhas, e apesar de conseguirmos aceitar a dianteira (apesar dos mega-buracos presentes) e o perfil, a traseira não lembra a ninguém. Talvez tenha sido desenhada a uma segunda-feira de manhã e aprovada a uma sexta-feira à tarde.

Toyota Mirai
Toyota Mirai
RELACIONADO: Toyota Prius com restyling ainda este ano, mais próximo do Prius Plug-in

Renault Koleos

Ao invés de Koleos, podia chamar-se Renault Cólica. Alguém na Renault sabia que ia ser despedido e desenhou uma cólica com quatro rodas.

Renault Koleos
Renault Koleos
VÊ TAMBÉM: Renault Arkana. Vem aí um SUV “Coupé” francês

Daihatsu Move

Eventualmente, dos mesmos designers que inventaram o caixote de papelão surge o Daihatsu Move. Com a diferença que o caixote de papelão é mais bonito… num dia de muito azar é possível cruzarem-se com um na estrada. E se forem ao Japão estes mini “armários com rodas” continuam a ser imensamente populares — Honda, Toyota e Suzuki também têm modelos semelhantes.

Daihatsu Move
Daihatsu Move

Peugeot 1007

O Peugeot 1007 era uma excelente ideia, mas a execução… Basta olhar para ele. A Peugeot nunca mais voltou a apostar neste conceito e o mundo é um lugar melhor.

Peugeot 1007
Peugeot 1007
VÊ TAMBÉM: Queres ver o Peugeot e-Legend chegar à produção? Assina a petição

Toyota Yaris Verso

Mais um exemplar da Toyota. Produzir modelos à escala global dá nisto: não é possível agradar “a gregos e a troianos”. Se no Japão estas carroçarias até tem algum sucesso, aqui na Europa não é bem assim. Teimamos em gostar de carros agradáveis à vista. Enfim… manias.

Toyota Yaris Verso
Toyota Yaris Verso

Kia Opirus

Kia, quem a viu e quem a vê. Antes da chegada de Peter Schreyer, que transformou o design da Kia, aconteciam crimes visuais como o Opirus. Dizem que a imitação é a mais sincera forma de homenagem, mas esta tentativa mal-amanhada de ser um Classe E é de fugir.

Kia Opirus
Kia Opirus
RELACIONADO: Ensaiámos o Kia Stinger. O coreano de tração traseira

Subaru Impreza Casa Blanca

A mesma marca que produziu um dos mais belos carros de ralis de sempre conseguiu pegar nele e fazer-lhe… isto! Inspirado noutros tempos, o Impreza Casa Blanca pretendia oferecer aos japoneses uma proposta mais requintada. Só pode ser piada…

Subaru Impreza Casa Blanca
Subaru Impreza Casa Blanca

SsangYong Rodius

Omnipresente em qualquer lista deste género. Uma imagem vale mais que mil palavras…

Ssangyong Rodius
Ssangyong Rodius

Ford Scorpio

História verdadeira: o designer responsável por isto tinha revelado a sua inspiração ao ver uns desenhos do seu filho de… cinco anos.  É a única justificação possível para aqueles olhos e boca…  Um dos desenhos mais vilipendiados de sempre.

Ford Scorpio
Ford Scorpio

SsangYong Korando

Conhecem a expressão lindo de morrer? Este é feio de morrer. Mais uma vez foi um produto traído pelo fraco estilo, uma tentativa de modernização do icónico Wrangler da Jeep. Recorria a motorizações Mercedes-Benz e em off-road tinha um comportamento muito capaz. O mercado não lhe perdoou aquele sorriso rasgado.

SsangYong Korando
SsangYong Korando

Porsche Panamera

Não há desculpas. A Porsche tinha a obrigação de fazer melhor. O primeiro Panamera, esteticamente fica muito aquém do seu valor enquanto produto. Esta nomeação é uma chamada de atenção para a rapaziada de Estugarda. A segunda geração é incomparavelmente melhor.

Porsche Panamera Diesel
Porsche Panamera
RELACIONADO: GTS é a nova adição aos Porsche Panamera e Panamera Sport Turismo

Skoda Pick-up Fun

Era amarela, horrível e… vendeu muito bem em Portugal. Houve uma espécie de contágio no nosso país por esta pick-up. Olhando para trás, só dá vontade de rir…

Skoda Felicia Fun
Skoda Felicia Fun
RELACIONADO: Skoda Karoq Sportline. Não, não é só “show-off”

O tema dos carros mais feios é um dos que gera as discussões mais acesas. São poucos os modelos que geram absoluto consenso e os gostos pessoais não podiam ser mais variados. Seleccionámos 15, mas é apenas uma pequena amostra… Os vossos comentários e sugestões “obrigaram-nos” a adicionar mais, muitos mais…

Alguns deles são consensuais na sua falta de beleza, mas outros vão ser motivos de polarizadas discussões. Esquecemos-nos de algum?

Renault Vel Satis (UPDATE)

O nosso leitor Hélder Bastos fez a lista crescer. Lembrou-nos através do Facebook deste modelo que nós tínhamos feito questão de esquecer (enfim, desculpas…). Obrigado Hélder!

Renault Vel Satis (UPDATE)
Renault Vel Satis

Seat Toledo (UPDATE)

Mais um leitor nosso a dar uma ajuda e a fazer a lista crescer para os 17 exemplares (preferiu o anonimato). Diz que lá por casa passou um SEAT Toledo destes. Um carro fantástico com uma traseira… Segundo ele, foi esse o motivo da venda. Pensaram que iam habituar-se mas nada feito.

SEAT Toledo
SEAT Toledo
VÊ TAMBÉM: SEAT Tarraco apresentado. Tudo o que precisas de saber

Ford KA (UPDATE)

Partilhava a base do Ford Fiesta e foi a interpretação mais infeliz do design “New Edge” que a Ford criou nos anos 90. Mais uma sugestão que nos chegou via mensagem no Facebook.

Ford Ka
Ford Ka
TESTADO: Testei o novo Ford KA+ com a chave errada. Ou será a chave certa?

Opel Agila (UPDATE)

Mais um representante do “segmento dos caixotes”, uma dica do Virgílio Ramos via Facebook. O Opel Agila foi o resultado de uma joint-venture com a Suzuki, da qual resultaram dois modelos. Um foi este o outro nem vamos mostrar. À parte de não ficar a dever muito à beleza tinha nas motorizações um excelente aliado para a cidade, com a versão 1.3 CDTI à cabeça.

Opel Agila
Opel Agila
VÊ TAMBÉM: Adeus Adam, Karl e Cascada. Mas há muitas novidades Opel a caminho

Lancia Thesis (UPDATE)

Sem dúvida, este vai gerar polémica. Até na nossa equipa uns acham o estilo soberbo, ao misturar o moderno com o clássico. Outros acham que lhe falta qualquer coisa — um bidão de gasolina espalhado na carroçaria e um fósforo, por exemplo… (obrigado ao Hélio Ramos).

Lancia Thesis
Lancia Thesis
VÊ TAMBÉM: Lancia Delta Futurista. A ressurreição de um ícone intemporal