Notícias Nissan GT-R LM NISMO: a ousadia de fazer diferente

Nissan GT-R LM NISMO: a ousadia de fazer diferente

Na última temporada das 24 Horas de Le Mans, a Nissan quis fazer diferente. O Nissan GT-R LM NISMO foi o resultado.

O Campeonato do Mundo de Resistência (WEC) foi o palco escolhido pela Nissan para dizer “não” às convenções da competição automóvel. De acordo com essas convenções o motor não está no sítio certo e a tração também não. O Nissan GT-R LM NISMO é um protótipo de competição híbrido com motor central dianteiro que envia os seus 1.250 cv de potência para as rodas dianteiras e, ocasionalmente, para as rodas traseiras.

“Se vamos copiar os nossos rivais, basicamente vamos garantir a nosso fracasso”, palavras de Ben Bowlby, o director técnico da equipa NISMO Race. E não copiaram mesmo. A partir de uma folha em branco foram à descoberta de caminhos nunca antes trilhados. O resultado foi um carro que retribuiu mais em know-how para a marca do que em resultados em pista.

RELACIONADO: Nissan GT-R com 2100cv: potência máxima

O carro não venceu, foi lento demais, o sistema híbrido não funcionou, a tração só se fez sentir nas rodas dianteiras, mas, mais importante que isso, ofereceu um grande contributo para uma nova visão sobre os regulamentos do Campeonato. A hipótese de quebrar a rigidez de algumas regras é por si só um grande avanço.

Uma GoPro foi o suficiente para nos trazer algumas imagens dos bastidores da equipa de design do Nissan GT-R LM NISMO e de todos os envolvidos no projeto. No vídeo, podemos ver os testes realizados no Nissan mais revolucionário de sempre. Se estão em fase de reviravolta mental, em que só conseguem auto questionar-se com a pergunta “O quê? Um «super automóvel de competição» com tração dianteira e motor central dianteiro?” aconselhamos vivamente a visualização deste vídeo.

Neste vídeo oficial da GoPro, filmado em 4K, há muito para ver sobre o Nissan GT-R LM NISMO:

Segue a Razão Automóvel no Instagram e no Twitter