Notícias Catorze detidos por fraude nos exames de código

Catorze detidos por fraude nos exames de código

exame de código

Está a decorrer uma operação da Polícia Judiciária (PJ) contra um alegado esquema de fraude nos exames de código. Estão neste momento a decorrer mais de 70 buscas e há 150 inspectores envolvidos.

Segundo a SIC, 14 pessoas foram detidas esta manhã numa grande operação da PJ no norte do país. Os detidos são maioritariamente examinadores, afectos ao centro de exames do ACP, no Porto, mas também responsáveis e funcionários de escolas de condução.

RELACIONADO: Por 35 euros poderá recuperar os pontos da carta de condução

O Ministério Público suspeita estes indivíduos fazem parte de uma rede que, a troco de dinheiro, facilitava a aprovação nos exames de código. A técnica usada nesta fraude nos exames de código era altamente sofisticada: os candidatos submetiam-se a exame munidos de equipamento áudio, vídeo e rádio que lhes possibilitava a obtenção das respostas durante o exame.

De acordo como a SIC, mais de 200 candidatos já terão sido aprovados no exame graças a esta fraude nos exame de código. A Polícia Judiciária suspeita que hajam mais envolvidos e por isso está a levar a cabo 70 operações de busca em diversas escolas de condução no norte do país.

UPDATE: De acordo com a RTP, cada instruendo pagava 5000 euros pela obtenção da carta de condução.

Fonte: SIC

Segue a Razão Automóvel no Instagram e no Twitter