Notícias Mitsubishi eX Concept: o SUV 100% elétrico

Mitsubishi eX Concept: o SUV 100% elétrico

A Mitsubishi vai apresentar o eX Concept, o seu primeiro SUV 100% elétrico e de pequenas dimensões, no Salão de Tóquio. Este modelo vai juntar-se ao citadino i-MiEV e ao Outlander PHEV, nas lista de «propostas verdes» da Mitsubishi.

Apesar de esteticamente semelhante ao Outlander e ao protótipo XR-PHEV, este SUV trará consigo a próxima geração de tecnologias e um novo sistema elétrico: dois motores elétricos, distribuídos por cada eixo, que em conjunto debitam 190cv e uma autonomia de 400km sempre que as baterias (carregadas sem fios) estiverem com a carga total nos seus iões de lítio de 45 kWh.

O sistema de tração às 4 rodas S-AWC (Super All-Wheel Control) oferece três modos distintos de condução: «automático», «gravilha» e «neve».

A NÃO PERDER: Conheçam a lista de candidatos ao Troféu Carro do Ano 2016

E como a inovação tecnológica nunca é suficiente, o Mitsubishi eX Concept está equipado com sistemas de informação que permitem detetar contacto entre veículos, entre o veículo e a estrada e entre o veículo e os peões, prevenindo deste modo acidentes causados por objectos e irregularidades na rota do condutor.

Mas a grande singularidade é talvez o novo sistema de Cruise Control Adaptativo Cooperativo: os veículos podem agora partilhar informações do trânsito envolvente e o estacionamento automático com o condutor fora do veículo. Sim, pode ver o eX Concept a auto-estacionar-se enquanto lê um jornal no banco do jardim…

Podemos dizer que o novo elétrico combina a elegância e o estilo de uma “shooting break” com a compacticidade das linhas de um SUV de pequenas dimensões. O conceito eX pode inclusive ser encarado como uma antevisão da transformação da gama Evolution da marca japonesa, que tem sido associada ao modelo Lancer, num SUV.

Segue a Razão Automóvel no Instagram e no Twitter