Os motivos que te vão fazer ir amanhã ao Estoril

Os motivos que te vão fazer ir amanhã ao Estoril

As 4 Horas do Estoril pretendem recriar o espírito de Le Mans, introduzindo algumas peculiaridades de criação própria.

Hoje o tempo não ajudou mas amanhã, domingo, é quase obrigatório ir às 4 Horas do Estoril, a última prova do European Le Mans Series. Um campeonato onde a maioria dos títulos se encontra por atribuir e onde os presentes vão poder assistir à presença de 30 carros divididos em 4 classes distintas que correrão em conjunto, tendo como principal característica as constantes dobragens e as emocionantes paragens nas boxes para troca de pilotos, mudança de pneus e abastecimento de combustível.

Como cereja sobre o bolo, o piloto português Filipe Albuquerque encontra-se no comando do campeonato e, no final da prova, poderá ser coroado como campeão europeu de resistência de 2015. A actividade em pista começa às 9 horas da manhã e estende-se durante todo dia (vejam aqui).

Actividades não se esgotam dentro do circuito

O centro das atenções nas 4 Horas do Estoril é o público. Tudo foi pensado para que qualquer entusiasta ou qualquer família possa ir ao Autódromo do Estoril, participar, ver, conhecer, conversar, experimentar, divertir-se e, pelo meio, ver uma corrida única com os fantásticos carros de Le Mans. Para tal foram pensadas diversas actividades complementares à corrida propriamente dita, que visam tornar o fim-de-semana das 4 Horas do Estoril num evento memorável que se torne numa grande festa anual do desporto automóvel e da diversão em família.

Logo à entrada do Autódromo, sob a bancada A irá realizar-se uma feira de modelismo onde os aficionados poderão ver miniaturas de carros, livros temáticos ou mesmo adquirir uma recordação relacionada com os temas propostos. Logo ao lado, uma mostra inédita sob o mote: “Arte e Desporto Automóvel” onde estarão presentes alguns dos melhores artistas nacionais com obra parcial ou totalmente dedicada ao automobilismo. Por perto estará o Formula Student, obra dos alunos do Instituto Superior Técnico que também estarão por perto para explicar tudo sobre este interessante projecto.

RELACIONADO: Vejam todos os detalhe (horários, meios de transporte e atrações) no site oficial das 4 Horas do Estoril

Especialmente para os mais jovens, a Associação Portuguesa dos Amigos dos Caminhos de Ferro irá montar a um troço de linha e fazer circular uma locomotiva a vapor à escala, porém verdadeira e que trabalha a carvão, que transportará crianças em pequenos vagões criados para o efeito.

Não longe, estará a “Fun Zone” com tendas de comes e bebes, um castelo insuflável para brincar, uma inédita exposição de carros clássicos do “Rali de Portugal Histórico” (recém-chegados da sua grande aventura) veículos militares, viaturas dos bombeiros clássicas, simuladores e outras diversões para todos.
Na zona do “Paddock” estará a tenda do Rafael Lobato, com o Norma M20FC com que se sagrou campeão nacional de velocidade de 2015 e com o Radical SR3 que será usado para passear aficionados sorteados pelo circuito, em velocidade de corrida.

Mas há mais! A Força Aérea irá expor um avião de ataque e treino avançado Alpha Jet A, com as cores da famosa esquadrilha acrobática Asas de Portugal e ainda um helicóptero Allouette III, uma viatura clássica e uma tenda de recordações temáticas.

Para aqueles que querem experimentar as sensações de condução de um carro de competição com toda a segurança foi criada uma tenda com simuladores para os espectadores tentarem a sua sorte e avaliarem o seu potencial enquanto pilotos, numa parceria com a GT Competizione. Empresa que oferecerá posteriormente 20 minutos gratuitos aos portadores de bilhete de “paddock” em qualquer um dos seus centros espalhados pelo país.

Para quem quiser saber algo mais, ou dar dois dedos de conversa sobre o tema das corridas, poderá contactar um dos 20 voluntários que estarão devidamente identificados entre o público, com conhecimentos e vontade de partilhar simpatia e informações sobre o circuito e a prova.

Para fechar com chave de ouro, no final da prova, a pista será aberta ao público de modo a todos os presentes poderem participar na cerimónia do pódio, como acontece nas 24 Horas de Le Mans. Quem sabe se para consagrar um piloto português como vencedor da prova e do campeonato ELMS.

O evento do ano no Autódromo do Estoril

Acabaram de ler uma série de boas razões para irem ver a corrida do ano no Autódromo do Estoril, um cheirinho de Le Mans, com um notável toque de personalidade luso.

Não se esqueçam de usar e abusar das atracções complementares à corrida. Venham passar o dia ao autódromo, tragam sapatos confortáveis, protector solar, agasalhos (mesmo que não chova, o final de tarde é sempre ventoso) e depois… experimentem tudo. O dia é de festa e estamos todos convidados.

Segue a Razão Automóvel no Instagram e no Twitter