Testes Novo Audi A4 Limousine: primeiro contacto

Novo Audi A4 Limousine: primeiro contacto

O novo Audi A4 chega ao mercado em Novembro de 2015. Depois de o termos conhecido em primeira mão na Alemanha, foi a vez de um contacto dinâmico em Veneza para comprovar todas as novidades, agora ao volante.

Alguns meses depois de termos visto o novo Audi A4 ao vivo na Alemanha, em Ingolstadt, a Audi levou-nos até Itália para que pudéssemos testar aquele que é o modelo mais importante da marca.

A filosofia aplicada ao novo Audi A4 foi muito simples: agarrar em todo o manancial tecnológico desenvolvido para o Audi Q7 e colocá-lo no Audi A4. No fim de contas, é um automóvel que apresenta fortes argumentos para se tornar referência no segmento, depois de alguns anos “apagado” face aos seus concorrentes diretos.

Design e aerodinâmica de mãos dadas

No exterior encontramos um Audi A4 com mais de 90% dos painéis a serem uma verdadeira estreia, bem como uma grande influência dos pequenos detalhes na eficiência. Tudo foi pensado de forma a que não se comprometesse a eficiência, com o Audi A4 a ser o modelo da marca de Ingolstadt (e a berlina) com o melhor índice aerodinâmico de sempre: 0,23cx.

Audi A4 2016-36

À conversa com o Dr. Moni Islam, responsável pela aerodinâmica do novo Audi A4, descobrimos que uma simples peça na parte inferior do pára-choques dianteiro, patenteada pela Audi, reduz o índice aerodinâmico em 0.4cx. Toda a parte inferior novo Audi A4 é plana e o mais fechada possível, já na dianteira, a grelha Audi Space Frame com defletores ativos incorporados, abre e fecha eletronicamente para gerir os fluxos de ar.

Interior equipado a rigor

O interior é a materialização dos novos valores da marca para o cockpit de um automóvel: simplicidade e funcionalidade. Completamente novo, apresenta um tablier do estilo “flutuante”, sendo a qualidade geral dos materiais bastante elevada. O ambiente a bordo é refinado e o Virtual Cockpit, o ecrã de alta resolução (1440 x 540) com 12.3 polegadas que substitui o tradicional “quadrante”, ajuda a tornar o lugar do condutor mais especial.

No tablier encontramos o novo ecrã MMI radio plus com 7 polegadas de série e 800×480 pixels (8.3 polegadas, 1024 x 480 pixels, formato 16:9 e 10 gb de armazenamento flash no opcional Navigation Plus).

Audi A4 2016-90

Os acabamentos disponíveis para o interior do novo Audi A4 permitem configurações bastante luxosas, desde as madeiras até às portas forradas em alcantara, bem como bancos ventilados e ar condicionado tri-zona com botões sensíveis ao toque. Experimentámos também o novo sistema de som da Bang & Olufsen com tecnologia 3D, 19 altifalantes e 755 watts, uma proposta para os fãs da alta fidelidade.

Tecnologia ao serviço da segurança

É preciso algum tempo para nos habituarmos às novidades e gadgets a bordo, com tanto para descobrir há algumas que são impossíveis de ignorar. A nova direção electromecânica é 3.5 kg mais leve do que a anterior, esta confere uma excelente sensação da estrada. A tecnologia Matrix LED chega agora no Audi A4, dando uma nova dinâmica à condução noturna, uma tecnologia que a Audi estreou no Audi A8.

Nas ajudas à condução o novo Audi A4 reclama o lugar de topo no segmento. O Audi pre sense city, disponível de série, avisa o condutor de perigos de colisão, podendo mesmo imobilizar o veículo totalmente. A informação é captada por um radar com alcance de 100 metros e até aos 85 km/h. O Attention Assist também é de série e avisa o condutor se este estiver desatento, informação que recolhe através de uma análise comportamental ao volante.

Audi A4 2016-7

O cruise control adaptivo tem também um assistente para as filas de trânsito, disponível nas versões com caixa automática. Com este sistema o “pára-arranca” diário passa a ser um problema do automóvel, que até aos 65 km/h consegue circular autonomamente. Este sistema desactiva-se sempre que a estrada não tiver os limites visíveis, caso surja uma curva mais pronunciada ou se não existir nenhum automóvel para seguir na frente.