Notícias Ford Transit celebra 50 anos de existência

Ford Transit celebra 50 anos de existência

A Ford Transit, popular veículo comercial da marca americana, celebra o seu 50 º aniversário este mês, marcando cinco décadas de leais serviços aos negócios à escala global.

Desde a primeira unidade deixou da linha de produção de Langley (Inglaterra) a 9 de Agosto de 1965, já se produziram perto de oito milhões de exemplares dos modelos maiores Transit e Transit Custom, numa altura em que o modelo evoluiu de um único modelo para uma completa família de veículos Ford Transit.

Ligadas pelos pára-choques, as unidades Transit deste cinquentenário dariam uma completa volta ao planeta Terra, volume que significa, também, que os clientes compraram, em média, uma Transit a cada 180 segundos ao longo deste período.

CONHEÇE A HISTÓRIA COMPLETA DA FORD TRANSIT: PARTE 1 | PARTE 2 | PARTE 3

As primeiras unidades a serem comercializadas em Portugal remontam a 1966, um ano após o arranque da sua produção em Inglaterra, tendo registado um total de 708 unidades transaccionadas. No verão de 1967, iniciou a sua produção, numa fase experimental, na fábrica de Azambuja, onde se manteve ao longo de 33 anos. Entre 1966 e 2014 foram vendidas em Portugal mais de 150.000 unidades Transit e Transit Custom.

Lançada no mesmo ano em que a primeira pessoa passeou pelo espaço, a Transit teve um impacto imediato, fornecendo um apoio prático às economias em expansão da Europa. A Transit evoluiu através de uma vasta gama de carroçarias e de variantes, das comuns vans para entrega de encomendas, a propostas basculantes e para campismo, ou mesmo a fantásticos exemplares únicos, como as Supervans com motor V8 Cosworth.

Segue a Razão Automóvel no Instagram e no Twitter