Autopédia BMW apresenta protótipo do Série 1 com sistema de injeção de água

BMW apresenta protótipo do Série 1 com sistema de injeção de água

O sistema de injeção de água tem como objetivo arrefecer a câmara de combustão nos regimes mais elevados.

A marca bávara acaba de apresentar um protótipo do BMW Série 1 (pré-restyling), equipado com o motor 1.5 turbo a gasolina de 218cv, que recorre ao inovador sistema de injeção de água na admissão. Este sistema tem um propósito muito simples: arrefecer a temperatura na câmara de combustão, diminuir os consumos e aumentar a potência.

Atualmente, para diminuir a temperatura na câmara de combustão e aumentar a potência nos regimes mais elevados, os motores modernos injetam mais combustível na mistura do que aquele que seria idealmente necessário. Isto faz com que os consumos disparem e a eficiência do motor diminua. Este sistema de injeção de água vem acabar com a necessidade de fornecer essa quantidade de combustível extra.

O funcionamento é relativamente simples. Segundo a BMW, o sistema armazena a água condensada pelo ar-condicionado num depósito – uma evolução face ao primeiro sistema, que precisava de abastecimentos manuais. Posteriormente injeta a água recolhida na admissão, diminuindo até 25º a temperatura na câmara de combustão. A marca bávara reclama emissões mais baixas e um aumento de potência até 10%.

RELACIONADO: O BMW Série 1 perdeu as olheiras…

bmw serie 1 injecção de àgua 1

Não deixe de nos seguir no Instagram e no Twitter