Notícias Novo Opel Astra (geração K) revelado

Novo Opel Astra (geração K) revelado

O novo Opel Astra está 200kg mais leve. O design não rompe com o passado e mantém o ar de família de uma linhagem que já conta 11 gerações. Apresentação agendada para o Salão de Frankfurt, em Setembro.

Não se deixem enganar pelo design conservador do novo Opel Astra (geração K). Por baixo do fato de corte clássico encontramos importantes revoluções técnicas. A mais importante de todas talvez seja o peso. O novo Opel Astra surge até 200 kg mais leve face ao modelo actual – dependendo da motorização e do nível de equipamento. Mas na pior das hipóteses cifra-se em 120kg de peso a menos.

A marca de Rüsselheim conseguiu estes ganhos no Astra graças ao uso de aços de diferentes densidades e de mudanças na arquitectura dos pilares. Apesar da redução de peso, a rigidez do chassi aumentou. O resultado é um chassi que se espera mais confortável e eficiente do ponto de vista da condução e da economia de utilização.

Para animar a estrutura, a Opel chamou os mais recentes motores da sua gama, com potências entre os 95 cv e os 200 cv. Na base da gama de motores a gasolina encontramos o 1.0 ECOTEC turbo de 105 cv e três cilindros, que partilha muitos dos componentes com o 1.4 ECOTEC turbo de quatro cilindros e de 145 cv e 250 Nm de binário. Já o leque de opções Diesel começa com o 1.6 CDTI de 95 cv.

Quanto a dimensões, o novo Opel Astra encolheu por fora e cresceu por dentro. É quase cinco centímetros mais curto do que o modelo anterior (4,37 m) sendo igualmente 2,6 cm mais baixo, para uma altura de 1,46 m. No entanto cresceu 35 mm no espaço para as pernas dos ocupantes dos bancos posteriores.

Quanto ao painel tablier, o destaque vai para a redução significativa de botões na consola central – dizem as más línguas que só aí a Opel poupou 20kg., tal não era a quantidade de botões da geração atual. Os materiais segundo a marca também evoluíram, sendo mais agradáveis ao toque e à vista.

A NÃO PERDER: 10 coisas que os vossos filhos devem saber sobre os automóveis de antigamente

novo opel astra k 2016 2

Passando ao equipamento, o novo Opel Astra será o primeiro modelo da marca a contar com os serviços de assistência e de conectividade de série, como o alerta automático em caso de acidente ou um hotspot WI-FI 4G que permite ligação para sete dispositivos em simultâneo. Estreia também o novo sistema IntelliLink, compatível com os sistemas operativos Android Auto e Apple CarPlay, possibilitando assim a ligação a aplicações como o WhatsApp, Skype, Spotify, entre outros. No exterior, o destaque vai para a estreia absoluta na classe dos faróis  IntelliLux LED matrix.

O novo Opel Astra será apresentado ao público em Frankfurt, altura em que deverão ser divulgados os preços e equipamento das diversas versões.

Não deixe de nos seguir no Instagram e no Twitter