Honda Civic Type-R: primeiro contacto

23/06/2015
4.920 views
Share Button

O novo Honda Civic Type-R só chega em Setembro mas nós já o esticámos a fundo no Slovakia Ring, na Eslováquia. Pelo caminho ainda houve tempo para um primeiro contacto em estrada.

O novo Honda Civic Type-R chega cinco anos depois e é baptizado como um “carro de corrida para a estrada”. Segundo a Honda, este estatuto deve-se aos seus 310 cv provindos do estreante VTEC Turbo de 2 litros, bem como ao modo +R que revela o lado mais radical do Honda Civic Type-R.

Chegados a Bratislava estava na hora de nos fazermos à pista e à estrada ao volante do novo Honda Civic Type-R. Mas primeiro, deixo-vos algumas considerações técnicas para encorpar este primeiro contacto.

VÍDEO: Novo Honda Civic Type-R foi o mais rápido em Nürburgring

É impossível ignorar que a cavalagem ultrapassa já os 300 cv: são 310 cv e tração dianteira. O Honda Civic Type-R consegue ser mais potente do que o Volkswagen Golf R e manter a tração toda na frente. Para trás ficam ícones dos tempos modernos como o Renault Mégane RS Trophy (275 cv) ou mesmo um “modesto” Volkswagen Golf GTi Performance com 230 cv.

007 - 2015 CIVIC TYPE R REAR TOP STAT

Na folha das especificações que me é dada horas antes de passar para o volante, os números continuam a agarrar atenções. A aceleração dos 0-100 km/h cumpre-se em 5,7 seg., a velocidade máxima é limitada aos 270 km/h e o peso fica abaixo dos 1400 kg. No fundo, a Honda convida-nos a entrar no campo de futebol e a jogar na primeira liga, com a braçadeira de capitão.

Cofundador da Razão Automóvel | Aos 20 anos, o pai passou-lhe um Alfa Romeo para as mãos com 300 mil quilómetros e disse-lhe: "Faz-te à vida." Desde então tem feito amizade com mecânicos e condutores de reboque por este país fora. Na nossa primeira reportagem, ficamos apeados na A1.