Notícias Audi Lunar quattro vai aterrar na lua em 2017

Audi Lunar quattro vai aterrar na lua em 2017

A Audi juntou-se à equipa de engenheiros “Part-Time Scientists” e criou o Audi Lunar quattro. Este Audi espacial deverá aterrar na lua em 2017 no âmbito do projeto Google Lunar XPRIZE.

O que é o Google Lunar XPRIZE?

O Google Lunar XPRIZE visa tornar possível o acesso à Lua e ao espaço a empreendedores espaciais. Engenheiros e cientistas financiados por privados correm contra o tempo para vencer um prémio que pode chegar aos 30 milhões de dólares.

As regras são simples: o veículo tem de aterrar na lua, percorrer 500 metros, transmitir imagens e vídeo em alta definição dessa viagem e carregar uma carga fornecida pela organização que será equivalente a 1% do peso do veículo, sendo que não pesará mais de 500 gramas nem menos de 100 gramas. A primeira equipa a conseguir completar este desafio recebe 20 milhões de dólares e a segunda equipa 5 milhões, mas há mais.

Para além deste desafio inicial há outros objetivos que podem ser completados e que acrescentam bónus ao prémio global. Um deles, o Apollo Heritage Bonus Prize, desafia a equipa a visitar o local da alunagem das Apollo 11,12,14,15,16 e cumprir aí uma série de tarefas, se o completarem recebem mais 4 milhões de dólares. Sobreviver a uma noite na Lua, provar que existe água neste satélite natural ou levar mais carga dá direito a mais prémios. As equipas só receberão qualquer destes prémios se conseguirem provar que 90% dos fundos gastos foram entregues por privados.

O Audi Lunar quattro

A equipa Part-Time Scientists é a mais nova de todas as que concorrem no Google Lunar XPRIZE e recebeu o apoio da Audi. O resultado final desta parceria é o Audi Lunar quattro.

Desde que o concurso arrancou a Part-Time Scientists já recebeu 750 mil dólares em prémios: o prémio de melhor projeto de mobilidade (500 mil euros) e o de melhor desenho de imagem (250 mil euros).

O Audi Lunar quattro é construído principalmente em alumínio e é alimentado por uma bateria de lítio que está ligada a um painel de solar direcionável. O Audi Lunar quattro tem também quatro motores elétricos que lhe permitirão atingir 3.6 km/h de velocidade máxima. O veículo está também equipado com duas câmaras periscópicas para transmissão de vídeos e imagens, bem com uma câmara científica que permitirá analisar a superfície e materiais recolhidos.

Segue a Razão Automóvel no Instagram e no Twitter