Testes SEAT Ibiza ST 1.2 TSI DSG 7: último giro

SEAT Ibiza ST 1.2 TSI DSG 7: último giro

A poucos dias da apresentação internacional do novo Seat Ibiza à imprensa, fomos dar uma volta na atual geração do modelo para chegar a Barcelona mais sensíveis às mudanças operadas no modelo.

Já passaram 7 anos desde que saiu da fábrica de Martorell, em Espanha, o primeiro exemplar da 4ª geração do Ibiza. Volvido todos estes anos e após ligeiros retoques estéticos, o Seat Ibiza continua a cativar visualmente. Algo notável, especialmente no segmento B, onde o design dos modelos parece sofrer de envelhecimento precoce.

Face a isto, não é de estranhar que a Seat tenha decidido prolongar a vida desta geração até à chegada da tão aguardada 5ª geração. Passeando pela marginal de Cascais na versão Ibiza ST 1.2 TSI DSG 7, senti por um lado a tal ‘frescura’ visual do modelo (vejam a galeria de imagens na última página) e por outro lado, senti as rugas da idade em alguns detalhes.

A NÃO PERDER: SEAT surpreende o Rei de Espanha com o seu primeiro carro

Seat Ibiza ST FR 1.2 TSI-8

Por exemplo, a consola central acusa o peso dos anos face aos modelos mais recentes, ao não integrar um sistema de infoentretenimento. A suspensão apesar de garantir um comportamento dinâmico assinalável, castiga em demasia o conforto – ainda para mais numa versão que apesar de ostentar a sigla FR não deixa de ter obrigações familiares.

O motor 1.2 TSI apesar de andar muito bem e consumir moderadamente, é… ok, não há nada de errado com o motor. Ainda para mais quando associado à magnifica caixa DSG 7 de dupla-embraiagem.

RELACIONADO: Seat Ibiza Cupra SC 180cv: nem tudo são números…

Seat Ibiza ST FR 1.2 TSI-9

E é precisamente nestes três pontos que foquei que a SEAT promete ter revisto no novo Ibiza: conteúdos tecnológicos, conforto de rolamento e eficiência dos motores. Por exemplo, este motor 1.2 TSI de 105cv sai de cena e entra um novo 1.0 TSI tricilíndrico com uma potência que pode ir até 110cv. Objetivo: consumos e emissões mais moderados. A ver vamos…

Se para vocês, estes fatores não são determinantes, fique a saber que a atual versão vai estar à venda até ao final do verão, altura em que entra em cena o novo Seat Ibiza. Para a semana vamos estar em Barcelona a testar todas as novidades deste modelo. Uma coisa é certa, apesar de bela, a cidade de Barcelona dificilmente nos vai oferecer imagens tão bonitas como estas:

Fotografia: Diogo Teixeira / Razão Automóvel

Segue a Razão Automóvel no Instagram e no Twitter