Rally de Portugal arrancou com casa cheia em Lousada

Rally de Portugal arrancou com casa cheia em Lousada

Foi perante um moldura humana memorável que o Rally de Portugal arrancou hoje. A SSS1 na pista de ralicross de Lousada deu o mote ao Rally de Portugal, que regressa ao norte do país 14 anos depois.

Chegar a Lousada e ver 20 mil pessoas a vibrar com as máquinas que se gladiavam em pista, foi começar esta 49ª edição do Rally de Portugal com o pé direito. A vocês que lá estavam e não arredaram pé até ao fim e aos que não puderam ir mas seguiram toda a ação através do Periscope, o nosso obrigado.

A etapa ficou marcada pelo domínio da Volkswagen, que colocou Andreas Mikkelsen, Sébastien Ogier (+0.5s) e Latvala (+0.8s) nos três primeiros lugares. A seguir está o polaco Robert Kubica (+1.4s) que não conseguiu arrancar no top 3 ao volante do novo Ford Fiest RS WRC.

RALLY DE PORTUGAL EM DIRECTO: Sigam-nos no Periscope e no Twitter

A fechar os cinco primeiros lugares ficou Thierry Neuville ao volante do Hyundai i20 WRC. O piloto belga foi 2.1s mais lento do que Mikkelsen. Em 6º lugar está o britânico Kris Meeke (+2.2s) no Citröen DS3 WRC.

Como podem ver nas imagens, dois acidentes marcaram também este arranque do Rally de Portugal em Lousada. Um incêndio no Fiesta de Abdulaziz Al-Kuwari, devido a uma fuga de gasolina, foi rapidamente resolvido permitindo ao piloto chegar ao parque fechado. E um toque nas divisórias de cimento, fez com que o francês Eric Camili perdesse duas rodas do seu Fiesta R5.

Rally de Portugal 2015-18

Nos WRC2 o destaque vai para o campeão em título, Nasser Al-Attiyah, que segue na frente. Entre os portugueses destacou-se Miguel Campos (Peugeot), o mais rápido na pista de ralicross de Lousada, seguido por Bernardo Sousa (Peugeot) e João Barros (Ford).

Amanhã há mais imagens do Rally de Portugal aqui na Razão Automóvel. Até lá sigam-nos no Instagram para imagens ao vivo e não percam os directos no nosso Periscope.

Imagens: Thom Van Esveld/Razão Automóvel