Xangai Copycat: Descubram as diferenças

Xangai Copycat: Descubram as diferenças

O Salão Automóvel de Xangai, como é habitual, cruza parecenças com algumas feiras portuguesas no que diz respeito a material contrafeito. Há cópias de modelos europeus para todos os gostos… e desgostos.

Não há regras no Car boom que se vive na China – com 18,4 milhões de unidades vendidas apenas em 2014. Os construtores chineses na ânsia de alcançarem e colarem os seus produtos às marcas europeias, copiam aquilo que podem para os seus modelos. Nomeadamente o design. Copycat, ou não fiquem atentos e vejam se descobrem as diferenças, começamos já por dar uma ajuda, elas existem!

Se há modelo que não tem sido poupado a alegadas cópias de design, é o Land Rover Evoque. O martírio de plágios vai tão longe que a própria marca chinesa que o produz dá-se ao luxo de apelidar-se Land Wind. O X7 esteve presente em Xangai para que pudesse ser apreciado em detalhe, tirem as vossas conclusões.

Landwind X7
LandWind X7 (2)

Por falar em licenças de produção, também desconhecemos qualquer acordo entre a americana Hummer e a Dongfeng, no entanto este construtor chinês, parece estar muito à vontade com a reprodução do Hummer H1, com a designação de EQ2050, uma designação tão genérica como o design deste modelo. Esperamos que já não esteja cá em 2050, o planeta agradecerá.

Dongfeng EQ2050

Ainda estão lembrados do fabricante Chinês, que com recursos de engenharia europeia, quer conquistar o velho continente?

Pois bem a Qoros, estava a ir muito bem até, surpreender Xangai com o protótipo Qoros 2 SUV, as linhas vincadas até dão algum carácter ao modelo, mas num olhar mais atento é possível reparar que a Qoros foi buscar inspiração à linguagem de design da Cadillac, lançada em 2001. É difícil não ver semelhanças entre a frente do Qoros 2 SUV e o Cadillac Escalade e se formos até à secção traseira, torna-se óbvio que o Cadillac SRX, foi o alvo da inspiração.

Agora queremos avisar todos os leitores para o seguinte, se por acaso vislumbrarem algo do Nissan GT-R proto de 2001 neste Qoros 2 SUV, então parabéns, a vossa visão está com um fator 20/20, o critério exigido a pilotos da Força Aérea.

Qoros-2-SUV-PHEV-Concept-1
Qoros-2-SUV-PHEV-Concept-2-1250x600

Continuando nesta demanda, que mais parece um teste de Rorschach, a Lifan levou até Xangai o seu mais recente SUV, o X70, desenganem-se não é parecido, com a Volvo XC70, mas podia, na verdade o visado deste copycat, foi o Land Rover Discovery Sport ainda recentemente lançado e já com um sósia mal acabado em cima.

Lifan X70
Lifan X70 2

Mas não fica por aqui a Land Rover, parece ser digna de uma verdade idolatria de design, por parte dos construtores chineses, ou não fosse o “novíssimo” Hongqi LS5, uma interpretação do anterior Range Rover – e acreditem no interior a coisa não difere muito…

Hongqi LS5

Outro construtor Chinês conhecido pelos seus modelos tão próximos da Mercedes Benz, é a BAIC e desta vez, também não houve exceção e o modelo BJ80 apresentou-se numa versão safari, de lembrar que o BJ80 é incrivelmente parecido com Classe G.

BAIC-BJ80-3
Baic bj80

O grupo Chrysler, também parece não estar a salvo e mais uma vez é a Jeep, que vê o copycat quase integral da sua gama, começamos pelo Beijing Auto BJ40L que face a um Jeep Wrangler Limited diríamos que são gémeos separados à nascença. Se todos criticaram a nova imagem do Jeep Cherokee, os chineses da Beijing Auto, gostaram tanto, que devem ter decidido produzir o BJ20 em sua homenagem.

Beijing auto bj40l
Beijing Auto BJ20

Em cidades com um trânsito caótico, como Pequim, seria normal que no Salão de Xangai, os construtores chineses apresentassem modelos de dimensões citadinas aptos a circular nos mais pequenos espaços e de estacionamento fácil. Pois bem, existe uma variedade de modelos, mas vamos apenas mencionar um, que vos irá deixar num misto de sentimentos, vejam atentamente o Zotye E30 EV. Este modelo merece destaque por ser algo nunca antes visto, pois para além de ser semelhante ao Smart Fortwo, consegue ter um interior hi-tech digno de um Tesla Model S.

smart-chinoise-03
zotye-e30-china-ev-3

O melhor fica sempre para o fim: o resultado de uma tórrida noite de amor entre um Ferrari F12 e um Porsche Cayman S, Nem nos atrevemos a dizer mais nada, contemplem o Suzhou Eagle, onde até o emblema da marca tem qualquer coisa de familiar.

Suzhou_Eagle 3
Suzhou Eagle 2

Galeria dos plagiados:

Caso tenham pesadelos aconselhamos-vos a visitarem a nossa seleção de spotting, para lavarem as vistas.

Fonte Imagens: Carnewschina.com