Notícias Juha Kankkunen: o mais rápido do mundo num trator

Recorde

Juha Kankkunen: o mais rápido do mundo num trator

Juha Kankkunen, o finlandês voador e tetra Campeão Mundial de Ralis volta a ver o seu nome associado a um recorde de velocidade, devidamente certificado pelo Guinness World Records. Tudo isto, aos comandos do mais improvável dos veículos...

Trator mais rápido, 2015, Valtra T234, Juha Kankunnen Ver vídeo

Deve estar gravado no ADN. Após décadas de uma carreira vitoriosa no Campeonato Mundial de Ralis, Juha Kankkunen não arrumou simplesmente as luvas e o capacete. É verdade que seguiu outros caminhos, como uma incursão pela política ou até pelo envolvimento com uma companhia aérea low-cost.

Mas essas “distrações” não o conseguiram afastar do apelo pela velocidade.

Em associação com a Nokian, conhecida marca de pneus, Juha Kankkunen estabeleceu em 2007 o recorde mundial de velocidade sobre gelo aos comandos de um Bentley Continental GT, com uma média de 321,65 km/h. Mas não durou muito. Em 2011, apenas quatro anos depois, elevou a sua própria marca com uma velocidade média de 330,695 km/h, ainda aos comandos de um Bentley, mas trocando o GT por um Continental Supersports descapotável, usando E85 como combustível.

Nokian Tyres Fastest Tractor 2015

Mais quatro anos passados, chegamos ao presente, e Juha Kankkunen volta a colocar o seu nome no Guinness World Records. Mas desta vez não foi ao volante de um automóvel… Novamente associado à Nokian, promovendo o seu novo pneu de inverno Hakkapeliitta TRI para tratores, o finlandês voador “voou” sobre a neve até aos 130,165 km/h (média final), estabelecendo um novo recorde mundial de velocidade!

Nokian Tyres Fastest Tractor 2015

A máquina recrutada provém da Valtra, de origem finlandesa. O modelo T234 apresenta-se com 250 cv, 1000 Nm de binário e 7,7 toneladas! No final deste artigo deixamos um segundo filme mais longo sobre este feito, permitindo verificar que apesar de os componentes do motor serem originais, a gestão eletrónica foi revista, libertando mais cavalos. Seria interessante saber se a transmissão foi alterada, pois, de origem, a velocidade máxima do T234 é de apenas 53 km/h.

Nada invalida o feito. Juha Kankkunen, sobre a neve, numa máquina agrícola, a 130 km/h. Incrível!