Notícias Opel: luzes que apontam para onde o condutor está a olhar

Opel: luzes que apontam para onde o condutor está a olhar

A Opel anunciou que está a desenvolver um sistema de luzes adaptativas guiadas pelo olhar do condutor. Confusos? Saibam aqui como funciona.

A tecnologia está ainda longe de ser aplicada aos modelos de produção da Opel, mas a marca alemã já confirmou que o desenvolvimento deste sistema de luzes adaptativas guiadas pelo olhar do condutor está em curso.

Como funciona?
Um câmara com sensores infra-vermelhos, apontada para os olhos do condutor, analisa todos os seus movimentos 50 vezes por segundo. A informação é enviada em tempo real para as luzes, que se direccionam automaticamente para a área onde o condutor está a dirigir a sua atenção.

Os engenheiros da Opel também tiveram em conta o facto de os condutores olharem para vários locais inconscientemente. Para evitar que as luzes estejam em constante movimento, a Opel desenvolveu um algoritmo que ajuda o sistema a filtrar estes reflexos inconscientes, provocando um atraso na resposta dos faróis sempre que necessário, garantindo uma maior fluidez na orientação das luzes.

Ingolf Schneider, Diretor de Tecnologia de Iluminação da Opel, revelou que este concept já está a ser estudado e desenvolvido há dois anos.

Não deixe de nos seguir no Facebook