Testes Lexus NX 300H: uma questão de estilo

Lexus NX 300H: uma questão de estilo

O Lexus NX300H é um SUV que não passa despercebido, o seu design arrojado manifesta-se logo à primeira vista. Durante alguns dias tentámos aproveitar o máximo possível do Lexus NX 300H para emitir uma opinião, este é o resultado.

Debaixo do capot tenho um motor 2.5 litros de 4 cilindros com 155cv e 210 Nm e um motor elétrico no eixo dianteiro, juntos com potência combinada de 197 cv. Nas mãos 1915 kg de SUV Lexus para guiar durante alguns dias.

A ficha técnica não mente: são 180 km/h de velocidade máxima e 9,3 segundos dos 0-100 km/h. Impressionante? Nem por isso. Nos semáforos não me posso meter em «aventuras», a probabilidade de perder é elevada. Mas será que o Lexus NX 300H pretende impressionar pelos números? Talvez não, basta olhar para ele.

Lexus NX 300H-2

O Lexus NX 300H é um statement : “olhem para mim num SUV híbrido, cheio de estilo, moderno, diferente e japonês”.

O design do Lexus NX 300H transporta-nos para uma viagem à história recente da marca, com o Lexus LFA e outros que se seguiram a marcarem passo. O design da autoria de Nobuyuki Tomatsu pode dizer-se brilhante, ainda que isto possa chocar alguns. Sim, «ou se gosta ou se odeia» e comentar o design é entrar pelo caminho pantanoso da subjetividade, mas eu gosto e estou-me nas tintas para o protocolo.

Há automóveis que não foram pensados para agradar a tabelas com números, eu acredito nisso, mas o confronto é inevitável. O Lexus NX 300H não é alheio à preocupação da Lexus com os consumos (pelo menos e neste caso, em anunciar bons consumos – 5 l/100 km) e mesmo assim, apesar de ser possível em percursos muito especiais atingir valores na ordem dos 7 litros aos 100 km, facilmente passamos os 8 l/100 sem dar por isso. A caixa CVT é uma das grandes culpadas, é algo a rever para enfrentar os concorrentes.

Para o interior o Lexus NX 300H transporta o look do exterior. Aqui dentro tudo foi minuciosamente pensado ao detalhe, desde os materiais até ao rigor da construção, que se situa ao nível dos concorrentes alemães.

Lexus NX 300H-4

Estamos a bordo de um automóvel especial, sem dúvida. Na rua ninguém lhe fica indiferente e nós «voámos» numa espécie de nave espacial requintada – na consola central descansa um relógio analógico, para nos recordar que numa era digital ainda há espaço para um toque do passado.

Como híbrido que é permite-nos circular em modo totalmente elétrico e a passagem para o motor térmico é praticamente imperceptível. Aqui o Lexus NX 300H leva «nota alta» pela suavidade com que circula e gere todas estas alterações.

Esta versão de tração dianteira, conta com um motor elétrico instalado no eixo dianteiro que debitar 143 cv e 270 Nm. Nas versões com tração integral o sistema Lexus E-Four conta com a ajuda de um motor elétrico de 68 cv e 139 Nm, instalado no eixo traseiro e responsável por o acionar, sempre que necessário.

Lexus NX 300H-14

O modelo ensaiado tinha o nível de equipamento Executive+ (€51.450), o que “traduzindo para miúdos” significa “recheado de extras”. Este nível de equipamento também está disponível na versão com tração integral, mas aí há que desembolsar mais 3.500 euros.

Do pacote Executive+ destacamos o seguinte equipamento: jantes de liga leve de 18 polegadas, faróis médios LED e máximos em halogénio, porta da bagageira elétrica, sistema smart entry (sem chave), Lexus Media Display de 8″ controlado por botão rotativo com Mirror Link, bancos dianteiros aquecidos (individualmente) e o Seletor do Modo de Condução – ECO/NORMAL/SPORT S.

Lexus NX 300H-10

O Lexus NX 300H é um statement : “olhem para mim num SUV híbrido, cheio de estilo, moderno, diferente e japonês.” Se procuram algo fora da bolha e que faça rodar cabeças por onde passam, o Lexus NX 300H é uma boa aposta.

Fotografia: Diogo Teixeira

MOTOR 4 Cilindros a gasolina + Elétrico
CILINDRADA 2494
TRANSMISSÃO E-CVT
TRAÇÃO Dianteira
PESO 1915 kg
POTÊNCIA 155 CV / 5700 rpm + 143 CV (elétrico) = 197 cv
BINÁRIO 210 NM / 4200-4400 rpm / 270 NM (motor elétrico)
0-100 KM/H 9,3 seg
VEL. MÁXIMA 180 km/h
CONSUMOS 5 l/ 100 km combinado (valores oficiais)
PREÇO 52.670€

Segue a Razão Automóvel no Instagram e no Twitter