Kia Cee’d GT Line estreia novo motor tricilíndrico turbo de 1 litro

Kia Cee’d GT Line estreia novo motor tricilíndrico turbo de 1 litro

Para atingir estes ganhos de eficiência, o pequeno motor é um concentrado de tecnologia. Injecção directa de alta pressão até 200 bar, colectores de escape integrados no bloco do motor capazes de reduzir ligeiramente as temperaturas dos gases de escape, novo sistema de arrefecimento com circuitos distintos para o bloco e cabeça do motor, e um turbocompressor single-scroll associado a uma válvula waste-gate elétrica, que permite uma técnica de scavenging mais eficiente, incrementando a resposta e eficiência do turbo são os destaques do compacto motor.

A NÃO PERDER: O Kia K900 é um compêndio de tecnologia

O 1.0 T-GDI é o primeiro de uma nova geração de motores integrados numa estratégia de downsizing que estão a chegar ao continente europeu por parte da Kia.

Igualmente alvo da atenção da Kia, o 1.6 CRDi foi actualizado para acompanhar o Cee’d GT Line. A potência sobe dos 128 para os 133cv e o binário de 265 para 285 Nm, com a marca a prometer ligeiras melhorias no campo das emissões. E associado em exclusivo a este revisto 1.6 CRDi surge a segunda grande novidade na gama Cee’d.

kia_ceed_dct_1

Trata-se da estreia na Kia de uma transmissão de dupla embraiagem de 7 velocidades. Tal como o 1.0 T-GDI, esta nova transmissão foi desenvolvida internamente no centro de pesquisa e desenvolvimento da Kia em Namyang, na Coreia do Sul. A nova DCT (Dual Clutch Transmission) substitui a caixa de velocidades automática de 6 velocidades e permite lidar com valores de binário até 300Nm, valor superior ao conseguido pela sua antecessora. Também veremos esta nova transmissão chegar a outros modelos Kia.

A apresentação destas adições tecnológicas ao Cee’d ocorrem actualmente no salão de Genebra, mas a chegada ao mercado só deverá acontecer no último quadrimestre do ano.