Chris Harris, um Porsche 911, muita potência e pouco asfalto

Chris Harris, um Porsche 911, muita potência e pouco asfalto

Ver vídeo

Chris Harris é um confesso fã do Porsche 911. E parece que agora ficou rendido a uma versão de rali que sofre de alergia ao asfalto. Uma criação de Richard Tuthill para a categoria RGT.

O Porsche 911 é mais conhecido como um devorador de asfalto, presença frequente nos mais variados campeonatos de GT, mas ao longo das 5 décadas de existência do icónico desportivo, não houve piso que o 911 não tocasse em competição. O 911 fez carreira no campeonato mundial de ralis durante os anos 60, e até atacou dunas a caminho de Dakar em 1984.

VEJAM TAMBÉM: Um dos melhores anúncios de sempre da Porsche

A FIA, não faz muito tempo, criou a categoria RGT, que abriu portas à participação de desportivos de tracção traseira nos troços de rali. A perspectiva de assistir ao regresso de carros com tracção traseira a atacar – mais de lado do que de frente… – um qualquer troço de gravilha é de fazer salivar qualquer adepto da modalidade. Infelizmente, a categoria RGT não cativou o interesse dos construtores. Exceção feita à Lotus que homologou uma versão do Exige para esta categoria.

Tem sido, sobretudo, a iniciativa de privados a alimentar esta categoria. Chris Harris foi conhecer um desses bravos entusiastas. Richard Tuthill adquiriu um Porsche 911 Cup (geração 997) e iniciou o oneroso processo de adaptação e homologação deste para a categoria RGT. E nada melhor que um troço de gravilha para o nosso símio favorito, Chris Harris, constatar a validade da fórmula.

A falta de aderência, juntamente com árvores carentes à procura de um «abraço» apertado e um volante em constante movimento são os ingredientes que transformam esta experiência numa das mais excitantes que qualquer entusiasta da condução pode almejar. O vídeo encontra-se em inglês e não tem legendas. Como bónus, reproduzimos um vídeo mais antigo onde o Chris Harris desloca-se à Suécia para uma animada sessão de condução sobre o gelo aos comandos de um, vetusto, mas disponível, Porsche 911.

RELACIONADO: Renault Mégane RS 275 Trophy não é um carro de ralis, mas quase…