Notícias Alfa Romeo 4C Spider: mais apaixonante

Alfa Romeo 4C Spider: mais apaixonante

O Alfa Romeo 4C Spider difere estruturalmente do Coupe para atenuar a inevitável perda de rigidez devido à ausência de um tecto. O arco de segurança ajuda, mas a Alfa Romeo foi mais longe, criando soluções inéditas para o 4C Spider. Os pilares A e restante estrutura que suporta o parabrisas são exclusivamente em fibra de carbono, sendo aparafusado e unido através de adesivos à célula central. Como os reforços estruturais também significam lastro extra é com agrado que se constata que o 4C Spider acrescenta apenas 10kg ao Coupe. Para tal, também recorreram ao uso de vidro 10% mais fino nas janelas laterais e parabrisas, com ganhos de 15% na redução de peso destes elementos.

2015-alfa-romeo-4c-spider-71-1

Convém esclarecer que referimo-nos à versão americana do Alfa Romeo 4C Spider. Para ser devidamente homologado no mercado americano, o Alfa Romeo 4C Coupe teve de sofrer uma série de reforços estruturais, em alumínio, para poder suportar os crash-tests mais variados e rigorosos obrigatórios do Tio Sam. E não foi coisa pouca. Entre o Alfa Romeo 4C europeu e americano existem quase 200kg de diferença, o que é colossal.

O 4C Coupe americano tem 1118kg de peso quando comparado com os 930-950kg do 4C europeu. Os 10kg extra do Alfa Romeo 4C Spider têm como referência o modelo americano, pelo que ainda temos de esperar mais um pouco até perceber se essa diferença se mantém entre o Alfa Romeo 4C Coupe e Alfa Romeo 4C Spider europeu.

A NÃO PERDER: Este é o novo Honda NSX

Com tão pouca diferença entre o peso do Coupe e Spider, a Alfa Romeo anuncia até melhores performances para a versão aberta. São 4.1 segundos dos 0-96 km/h (0-60mph), batendo por algumas décimas o tempo do coupé. Da mesma forma, mantém os 1.1G de aceleração lateral e até 1.25G de desaceleração como o Coupe.

2015-alfa-romeo-4c-spider-23-1

Mecanicamente nada de novo. O 1.75 de 4 cilindros e turbo mantém os 240cv e 350Nm e a transmissão continua a ser a TCT, de dupla embraiagem e 6 velocidades. O que os entusiastas perguntavam era se o duplo escape central Akrapovic que o concept mostrava, encontraria eco na versão de produção. E sim, o escape Akrapovic estará disponível como opção! Em titânio e com um acabamento de fibra de carbono nas ponteiras, tem dois modos de actuação e promete menores níveis de ressonância no interior.

O Alfa Romeo 4C Spider apresenta também uma redesenhada tampa do motor, jantes com novo desenho e interior mais requintado, com o Spider a vir de série com bancos em pele, e interior com diversas combinações cromáticas. Giallo é o nome dado à nova cor da carroçaria, ou seja, “amarelo” em português. Também novidade é a desejada substituição do sistema áudio Parrot por um novo da Alpine.