Mitsubishi Lancer Evolution X Final Concept: o fim da linhagem

O pano cai pela última vez com o lançamento do Mitsubishi Lancer Evolution X Final Concept. Será o derradeiro adeus a um dos maiores ícones da marca nipónica.

Lançado pela primeira vez há 22 anos atrás, o Mitsubishi Lancer Evolution conquistou ao longo destes anos uma verdadeira legião de fãs. Venceu no mundial de ralis e convenceu milhares de condutores por todo o mundo, graças à sua dinâmica apurada, performances de exceção e potencial para modificações extremas.

A fórmula do Mitsubishi ao lançar o Lancer Evolution era simples: colocar à disposição do mais comum dos mortais um verdadeiro carro de ralis. Dito e feito. Porém, a história chega agora ao final. Não haverá sucessor do atual do Lancer Evolution.

RELACIONADO: O último Tango da 3ª geração do Mazda MX-5 com a Razão Automóvel

Para assinalar o fim da produção do Lancer Evolution, a Mitsubishi vai apresentar no Salão de Tóquio já em Janeiro, a edição limitada Evolution X Final. Será a derradeira evolução desta lenda que conta, entre outros detalhes exclusivos, com uma pintura em preto e um motor 2.0 turbo com alguns «pozinhos».

Por pozinhos entenda-se 480cv(!) de potência conseguidos graças à inclusão de alguns componentes de luxo, como um turbo HKS de alto débito, novos coletores de admissão, escape derivado da competição e nova centralina com mapeamento mais radical. Caixa de velocidades? Manual, claro!

No campo dinâmico, o bom ficou ainda melhor com a inclusão de suspensões reguláveis. Depois disto, Mitsubishi diz-me só mais uma coisa: vão deixar de produzir o Lancer Evolution porquê?

Pub