Volkswagen apresenta novo motor 2.0 TDI com 270cv

Volkswagen apresenta novo motor 2.0 TDI com 270cv

Este novo motor 2.0 TDI poderá vir associado a uma caixa DSG de 10 velocidades.

A Volkswagen apresentou em Wolfsburg (Alemanha) a mais recente evolução do motor 2.0 TDI (EA288) que equipa os modelos do Grupo.

Saído diretamente do departamento de pesquisa e desenvolvimento da Volkswagen, este novo motor consegue desenvolver 270cv de potência a partir de apenas 4 cilindros e 2 litros de capacidade. Segundo a marca, trata-se de uma evolução do bloco 2.0 TDI de 239cv que vai estrear na nova geração do Volkswagen Passat. Relativamente ao binário a Volkswagen não divulgou valores, no entanto, espera-se um valor em torno dos 550Nm.

PARA RECORDAR: Testámos o Volkswagen Golf GTD de 184cv, fiquem com as nossas impressões

Números sem dúvida impressionantes (270cv e 550Nm) e que se devem essencialmente a três inovações presentes neste motor. Em primeiro lugar, um turbo elétrico de duas fases capaz de anular o lag a baixas rotações e incrementar a resposta às solicitações do acelerador; em segundo lugar, novos injetores Piezo capazes de pressões superiores a 2.500 bar, que em muito contribuem para eficiência da combustão; e finalmente um novo sistema de comando de válvulas, variável em função da rotação.

Aproveitando o hype gerado em torno deste motor, a Volkswagen aproveitou para anunciar uma nova caixa DSG de 10 velocidades. Com o nome de código DQ551, esta caixa vai estrear um novo mecanismo de recuperação de energia e uma nova função de “vela” – permitindo ao motor manter a velocidade a baixas rotações.

VEJAM TAMBÉM: O que são injetores Piezo e como funcionam?

Estando num patamar de desenvolvimento bastante avançado, é provável que dentro de poucos meses já possamos encontrar esta motorização nos modelos mais recentes do grupo. Para trás, ficam definitivamente os tempos em que as motorizações diesel eram associadas a máquinas agrícolas.