Notícias Mercedes-Benz Vision Gcode: uma visão do futuro

Mercedes-Benz Vision Gcode: uma visão do futuro

A Mercedes acredita que ainda há nichos de mercado por explorar. Dessa crença, nasce o Mercedes Vision Gcode, uma visão futurista sobre um “novo” sub-segmento: os SUC (Sport Utility Coupé). Um crossover de dimensões reduzidas e design desportivo.

Com portas de contra-abertura – vulgarmente apelidadas de portas suicidas – e muito estilo à mistura, a Mercedes espera atrair novos clientes para a marca com eventual modelo derivado do Vision Gcode. Um concept concebido no Centro de Engenharia de Produto da Mercedes em Pequim, que pretende obter uma visão segundo as culturas e tendências locais.

Concebido para erguer uma motorização Plug-In Hybrid com autonomia eléctrica de longo alcance ideal para as mega-cidades asiáticas. O Vision Gcode utilizará um sistema de tracção integral electrónico pensado para utilização dentro e fora de estrada sem que a dinâmica seja comprometida.

Este novo concept da Mercedes terá a configuração de um 2+2 e um comprimento de 4.10m, 1.90m de largura e apenas 1.5m de altura. Mas o que torna realmente especial este SUC é a sua nova grelha frontal, um tanto emotiva, que quando estacionado o novo Gcode exibira uma grelha de cor azul estática.

Enquanto circula, em modo Hybrid eDrive a grelha mantém-se azul mas adquire um movimento estilo onda; em modo Hybrid Misto o movimento mantém-se mas a cor muda para roxa; já em modo Hybrid Sport o movimento inverte-se e a cor muda para um vermelho garrido. Tudo pelo estilo.

O arrefecimento do motor dá-se por meio de deflexão de ar graças as aberturas laterais e inferiores da grelha frontal. Toda a iluminação está a cargo da tecnologia LED e os retrovisores deixam de ser necessários estando essa função a cargo de duas câmaras.

O interior é um local digno de um filme de ficção cientifica. Um cockpit simples mas extremamente funcional onde os pedais e o volante são retrateis, e visto que este é um concept, ideias futuristas é algo que não falta.

Uma tela multimédia de grande dimensões extende-se ao longo do tablier, tela esta que permite visualizar tudo e mais alguma coisa. A ignição do Gcode é ainda feita através do seu smartphone, razão mais que suficiente para nunca o perder, caso contrário terá de ir a pé para casa.

Em suma, um concept que nos dá uma visão bastante positiva sobre os planos futuros da marca e acima de tudo, uma mensagem de confiança e capacidade de trabalho à equipa de desenvolvimento da marca na China.

Video:

Galeria: