Testes Citroën C4 Cactus: o francês irreverente

Citroën C4 Cactus: o francês irreverente

Irreverente, jovem e fora do comum, são os adjetivos que podem definir o Citroën C4 Cactus. Um modelo que não deixa ninguém indiferente.

É o mais revolucionário e irreverente modelo da Citroën dos últimos anos, e não têm sido assim tão poucos – principalmente na linha DS. Com um valor de venda abaixo dos 17 mil euros na versão de acesso – quando equipado com o motor 1.2 a gasolina de 82cv – o pequeno SUV francês promete agitar as estradas nacionais com o seu design irreverente.

VEJAM TAMBÉM: Galeria de imagens na última página do artigo

Citroen C4 Cactus design

Um design que não foi pensado para agradar a «gregos e troianos». A marca francesa ao projetar o C4 Cactus já sabia que tanta irreverência poderia afastar alguns potenciais clientes. Se é verdade que afastou alguns, também é verdade que terá aproximado outros tantos. Dizem os entendidos em marketing que é uma questão de segmentar a oferta…

“Um modelo que assume com orgulho o seu estatuto de diferença num parque automóvel onde os carros são quase todos iguais”

Continuando a falar do design do C4 Cactus, uma das características mais arrojadas do seu aspecto são as Airbumps, umas bolsas de ar colocadas ao longo dos painéis da carroçaria que visam amortecer os pequenos impactos do dia-a-dia e que, ao mesmo tempo, contribuem para o seu aspecto «fora-da-bolha».

“O C4 Cactus deixa-se levar com bastante desembaraço, seja em estrada ou em cidade, transmitindo sempre sensação de controlo e segurança ao condutor.”

Citroen C4 Cactus air bump

Já no interior, o destaque vai inteiramente para o «interface» de condução cem por cento digital com ecrã tátil de 7 polegadas onde podemos controlar quase todas as funções do veículo e emparelhar os nossos smartphones.

Citroen C4 Cactus interior 1

Ao volante, o C4 Cactus deixa-se levar com bastante desembaraço, seja em estrada ou em cidade, transmitindo sempre sensação de controlo e segurança ao condutor. O motor 1.2 a gasolina para além de poupado (são possíveis médias abaixo 5.7l/100km) tem desembaraço suficiente para mexer este SUV de aspecto irrequieto. Arrisco-me a considerar esta motorização como a ideal para 70% dos utilizadores.

Citroen C4 Cactus design 1

Em suma, um modelo que assume com orgulho o seu estatuto de diferença num parque automóvel onde os carros são quase todos iguais. Apesar de diferente o Citroen C4 Cactus é responsável, conseguindo cumprir com zelo tanto as obrigações familiares (o interior é espaçoso), como consegue assumir uma postura mais aventureira, servindo de parceiro para um fim-de-semana de surf ou de atividades ao ar-livre em geral.

Por ser diferente, ou se ama ou se odeia. Ouvi opiniões para todos os gostos. Quanto a mim devo dizer: gostei! Até da cor. Ou serei eu que começo a ter saudades da cores da Primavera?

 

Fotografia: Gonçalo Maccario

MOTOR 3 Cilindros
CILINDRADA 1199 cc
TRANSMISSÃO Manual 5 Vel.
TRAÇÃO Dianteira
PESO 1040 kg.
POTÊNCIA 82 CV / 5750 rpm
BINÁRIO 116 NM / 2750 rpm
0-100 KM/H 12,4 seg
VEL. MÁXIMA 170 km/h
CONSUMO (Circ. Misto) 4,7 lt./ 100 km (anunciado)
PREÇO 16.957€ (preço base)

Segue a Razão Automóvel no Instagram e no Twitter