Notícias Audi e-diesel: gasóleo que não emite CO2 já está a ser produzido

Audi e-diesel: gasóleo que não emite CO2 já está a ser produzido

A Audi dá um novo passo na produção de combustíveis sintéticos neutros de CO2. Com a inauguração de uma fábrica piloto na Alemanha, em Dresden-Reick, a marca dos anéis vai produzir 160 litros de “Blue Crude” por dia através de água, CO2 e electricidade verde.

A fábrica piloto foi inaugurada na passada sexta-feira e prepara-se agora para produzir “Blue Crude”, com 50% da matéria produzida a poder ser transformada em gasóleo sintético. O “Blue Crude”, isento de enxofre e aromáticos, é rico em cetano, o que significa que é altamente inflamável.

Neues Audi e-fuels Projekt:  e-diesel aus Luft, Wasser und Oekostrom

As propriedades químicas deste combustível permitem a sua mistura com diesel de origem fóssil o que permite a sua utilização como combustível drop-in. Esta incursão da Audi nos e-combustíveis começou em 2009 com o e-gas: no Audi A3 g-tron é possível abastecer com metano sintético, produzido na Baixa Saxónia, em Werlte, na fábrica de e-gas da Audi.

VEJAM TAMBÉM: Esta é a nova VW Golf R Variant e tem 300 cv

Duas tecnologias, duas parcerias

Em parceria com a Climaworks e a Sunfire, a Audi e os seus parceiros pretendem provar que é possível a industrialização dos e-combustíveis. O projecto, co-financiado pelo Ministério Federal Alemão da Educação e Pesquisa, foi precedido por uma pesquisa e desenvolvimento de dois anos e meio.

Do ar do meio ambiente é extraído o CO2 ao qual se segue o processo “power-to-liquid” que é introduzido no processo através da Sunfire. Mas, como é que é produzido?