Notícias Lotus Elise S Cup: danado para a brincadeira

Lotus Elise S Cup: danado para a brincadeira

Depois de ter mostrado ainda este ano um concept do que seria o novo Lotus Elise para 2015, a Lotus cancelou todos e quaisquer novos modelos, no entanto, continua a apostar no reforço da sua gama actual com as versões do Lotus Elise Club Racer e agora surge com o Lotus Elise S Cup, que quer desafiar as leis da física em pista.

Após o Lotus Elise S Cup R ter demonstrado excelentes resultados em competição, a Lotus brinda os consumidores um uma versão ainda mais espartana. Depois de um track day de sonho, podemos conduzi-lo para casa na maior das calmas, ou talvez não, pois o Lotus Elise S Cup é uma máquina danada para brincar e explorar o limite do condutor a cada curva.

2015-Lotus-Elise-S-Cup-Motion-12-1680x1050

A aerodinâmica deste Lotus Elise S Cup é tão apurada que os apêndices aerodinâmicos (tejadilho, difusor traseiro, spoilers frontais e asa traseira) são capazes de gerar 66kg de força descendente aos 160km/h, sendo que para lá dos 200km/h, a sustentação aerodinâmica do Lotus Elise S Cup eleva-se a uns expressivos 125kg. Estes valores são de tal importância que o Lotus Elise S Cup consegue ser mais rápido em 3 segundos, face ao seu irmão Elise S, numa volta à pista de testes da Lotus.

Para seduzir os consumidores a correr com um Lotus Elise S Cup numa base mais regular, a Lotus, dotou este modelo com “mimos”: uma roll cage de competição aprovada pela FIA, instalação elétrica pronta para introdução de comando corta corrente e sistema de extinção de incêndio, tornando este Lotus Elise S Cup a versão mais extrema para pista até agora construída.

No plano mecânico, o Lotus Elise S Cup continua a brindar-nos com o excelente bloco Toyota 2ZZ-GE, ou seja, os 1.8 litros do 4 cilindros sobrealimentados por um compressor volumétrico Eaton continuam a debitar os mesmos 220 cavalos. Já a performance sofre alterações com o novo pacote aerodinâmico, sendo que o Lotus Elise S Cup é capaz de acelerar dos 0 aos 100km/h em 4,2s e atingir os 225km/h.

2015-Lotus-Elise-S-Cup-Static-1-1680x1050

VEJAM TAMBÉM: Este é o Lotus Exige LF1

Na prática, face ao seu irmão Lotus Elise S, o Lotus Elise S Cup é mais rápido 0,4s dos 0 aos 100km/h, mas fruto da superior sustentação aerodinâmica perde 9km/h de velocidade máxima. Não sendo um velocista, o Lotus Elise S Cup é um mestre ninja da agilidade.

A pior parte do sonho de possuir um automóvel que é um parque de diversões para petrolheads, resume-se ao seu preço final. Em Portugal deverá situar-se um pouco acima dos 56.415€ pedidos pelo seu congénere Lotus Elise S.

2015-Lotus-Elise-S-Cup-Static-3-1680x1050