Notícias Audi: “próximo Audi A8 será completamente autónomo”

Audi: “próximo Audi A8 será completamente autónomo”

A Audi anunciou que o próximo Audi A8 será um veículo completamente autónomo. Segundo Stefan Moser (diretor de produto e tecnologia da Audi) o próximo Audi A8 vai guiar melhor do que grande parte dos seres humanos.

Se pensavam que a condução autónoma não passava de uma miragem ou de algo distante estão enganados. A Audi diz que quer ser pioneira e prepara-se para lançar um Audi A8 completamente autónomo já em 2017.

VEJAM TAMBÉM: Asta Zero, a «Nürburgring de segurança» da Volvo.

Segundo Stefan Moser, este sistema de condução autónoma será melhor do que o Homem: “não fala ao telefone e não olha para as miúdas giras”. A Audi está a colocar-se na corrida para o lançamento do primeiro automóvel completamente autónomo e nem a determinação de marcas como a Volvo parece esmorecer esta vontade.

Legislação deve acompanhar tecnologia

Um dos grandes entraves à proliferação de modelos autónomos não é a tecnologia em si, porque essa já está num patamar de desenvolvimento bastante avançado. O problema é a legislação em vigor: os automóveis só podem usar assistências activas à condução durante curtos períodos de tempo. No entanto, alguns Estados dos EUA já estão a posicionar-se para a alteração da lei.

Audi A9 antecipa design do próximo Audi A8

Segundo Moser, no Audi A9 concept que será apresentado este ano em Los Angeles, teremos um vislumbre do design do próximo Audi A8. O novo Audi A8 será conhecido em 2016, tendo apresentação mundial marcada para 2017.

Questionado sobre eventuais anomalias que possam surgir, Moser relata que até ao momento não registaram erros durante os testes. Para além das batalhas legais que se avizinham, esperam-se também problemas para as seguradores no caso de haver um acidente com veículos autónomos.

Stefan Moser acredita também que o programa da Volvo de “zero mortes nos modelos Volvo em 2020” é possível de atingir. O custo de um Audi A8 autónomo deverá ser bastante superior ao de um Audi A8 «normal».

Fonte: Motoring

Imagem: Audi A9 concept (não oficial)