Notícias Ariel Atom 3S: o monstro dos track days

Ariel Atom 3S: o monstro dos track days

A luta pelo kart de estrada parece não conhecer limites. A Ariel acha que os Atom 3 e 3.5R já não chegam «para as despesas» e que o V8 do Atom 500 é exótico demais. Assim nasce o Atom 3S, um modelo tão espartano quanto possível com uma única intenção: ser o rei do track day.

O nome poderia ser mais apelativo, a escolha de nomenclaturas alfanuméricas para estes modelos parece assemelhar-se a outro tipo de dispositivos: podia ser um “Atom 3D”, mas não é, era demasiado óbvio pois o modelo já é real embora pareça um sonho de consumo. Também poderia ser o “Atom 3G” o que faria todo o sentido, pois a velocidade a que o Atom comunica o que se passa na estrada rivaliza com qualquer ligação de banda larga.

ariel-atom-3s_100486814_l

VEJAM TAMBÉM: Este Ford Capri tem um som de bradar aos céus

Face ao Atom 3, o Ariel Atom 3S parte da mesma base. Continuamos a ser servidos pelo fiável bloco Honda K24A de 2,4l i-Vtec, mas a grande diferença passa pelo ganho de potência: os 230 cavalos de origem já sabiam a pouco apesar do Atom 3 ser capaz de acelerar dos 0 aos 100km/h em 2,9s, mas se a esta receita adicionarmos um turbocompressor tudo parece fazer mais sentido.

Com esse propósito em mente, a receita de «bestialidade» da Ariel com a introdução de um turbocompressor no Atom 3S, levou a um ganho de 135 cavalos (há motores turbo que nem esse ganho debitam por litro de cilindrada) fazendo do Atom 3S, literalmente, um bicho com 365 cavalos às 7500rpm e um binário máximo de 410Nm às 4400rpm. Se tivermos em conta o peso final de apenas 613,6kg, temos um míssil entre mãos.

A NÃO PERDER: Querem visitar a fábrica da Abarth? Basta clicar aqui.

ariel-atom-3s_100486815_l

Esta versão do Ariel Atom 3S para os Estados Unidos, com a colaboração da TMI Autotech, não se ficou apenas pelo aumento de potência. Para desfrutar do potencial do Atom 3S dispomos de um novo conjunto de travagem, composto por maxilas de 4 pistões e discos de travão bi-peça. Os coilovers da JRi contam com um acerto diferente e até há um novo controlo de tração disponível, com vários modos de funcionamento.

Para ajudar a transmitir as sensações mais puras ao volante contamos com um leque de caixas: uma caixa manual de 6 velocidades, outra manual de 6 velocidades com comando «close ratio», e uma caixa sequencial completamente nova de 6 velocidade da Sadev, com patilhas no volante.

ariel-atom-3s_100486816_l

A performance oficial do novo Atom 3S ainda não foi divulgada, mas a Ariel crê que o Atom 3S seja capaz de acelerar dos 0 aos 100km/h tão rápido quanto o Atom 3.5R, garantindo valores na ordem dos 2,6 segundos.

O preço de um Atom 3S situa-se nos 89.750 dólares, um pouco acima da concorrência direta. Fiquem com o vídeo.