Notícias Bentley Mulsanne Speed: Luxo sumptuoso, agora com toque desportivo

Bentley Mulsanne Speed: Luxo sumptuoso, agora com toque desportivo

A Bentley quer continuar a provar que está de boa saúde e ainda bem: são 95 anos de excelência a produzir alguns dos melhores automóveis do mundo. Em 2015 a história continua, com uma nova versão do Bentley Mulsanne Speed.

A berlina aristocrática da Bentley ganha agora uma vertente mais desportiva. Sendo uma versão Speed, podemos contar claramente com melhorias ao nível da performance, tanto mecânica como dinâmica, ingredientes que por si só nos deixam na expetativa sobre o que é que um modelo com 5,57m de comprimento e um peso de 2685kg poderá fazer.

2015-Bentley-Mulsanne-Speed-Details-Engine-1680x1050

O lendário bloco que presta serviços há mais de 50 anos, tem sido fruto de uma evolução continua que o tem levado a um aumento de potência sem paralelo e a cumprir as mais exigentes normas ambientais. No novo Bentley Mulsanne Speed, a potência cresce 25 cavalos e o binário máximo mais 80Nm, números que podem revelar-se curtos para tamanhas ambições, num modelo que rivaliza com um tanque de guerra em termos de peso.

A verdade é que este acréscimo de potência permite que o bloco de 6,75l debite agora uns saudáveis 537 cavalos às 4200rpm, e um avassalador binário, capaz de impulsionar o núcleo da terra, com uns massivos 1100Nm a meras 1750rpm.

A receita passou por um exaustivo “blueprint” ao bloco V8, com este a beneficiar de câmaras de combustão redesenhadas, incluindo coletores de admissão, injetores, velas e taxa de compressão, sem esquecer o novo sistema de distribuição variável, assim como um novo software de gestão do motor.

A caixa também foi otimizada para que a entrega de binário seja efetuada de forma mais eficaz. O Bentley Mulsanne Speed passa a contar com o botão “S” de sport, que mantém o motor sempre acima das 2000rpm, para que a resposta seja instantânea.

2015-Bentley-Mulsanne-Speed-Motion-2-1680x1050

Fruto da introdução da mais recente tecnologia da desativação de cilindros, o V8 biturbo consegue agora funcionar apenas como um V4 quando a potência máxima não é necessária, revertendo essa contenção, numa eficiência energética 13% superior. Um valor que se traduz não só em consumos mais reduzidos, mas como em emissões mais amigas do ambiente, nuns recordistas 342g/km de CO2 e uma autonomia extra de 80km.

A performance fala por si: o Bentley Mulsanne Speed é capaz de acelerar dos 0 aos 100km/h em 4,9s, ganhando 2 décimas de segundo face ao modelo base. A velocidade máxima do Bentley Mulsanne Speed fica-se por uns expressivos 305km/h, um ganho de 9km/h face ao convencional Mulsanne. Recordamos que mover 2685kg a 305km/h requer “estofo mecânico”, muito…

Para complementar a vertente mais dinâmica com dimensões pouco habituais para qualquer conceito desportivo, o Bentley Mulsanne Speed foi dotado de uma suspensão pneumática desportiva e uma direção assistida com tato mais direto.

2015-Bentley-Mulsanne-Speed-Interior-2-1680x1050

No interior, o luxo e qualidade de vida a bordo, continuam a ser o porta estandarte da Bentley, mas como qualquer versão Speed que se preze, o Bentley Mulsanne Speed conta com inserções em carbono e bancos com costuras específicas, proporcionando um ambiente mais desportivo.

Ainda assim, a personalização ao gosto do cliente não foi esquecida no Bentley Mulsanne Speed. O cliente pode optar por entre cerca de 100 cores exteriores, onde cada cor comtempla 25 tons diferentes. As jantes forjadas de 21 polegadas também estão disponíveis em acabamento polido, ou de cor preta com detalhes gravados. No interior é possível optar entre 24 cores diferentes.

Com presença garantida no próximo Salão Automóvel de Paris, o Bentley Mulsanne Speed promete não só convencer com as suas dimensões, mas também com o seu manancial tecnológico, fruto do sistema de som de 2200W, rede Wi-fi, disco interno de 60Gb e claro está, uma carismática geleira para os melhores champanhes.