Audi A3 Limousine 1.6 Tdi: o primeiro executivo

07/09/2014
5.606 views
Share Button

Com o Audi A3 Limousine 1.6 Tdi a Audi oferece o “primeiro executivo”. Fomos descobrir se esta é uma ferramenta ideal para quem procura aliar a vida responsável à jovialidade, sem comprometer as suas necessidades diárias.

O Audi A3 Limousine andou nas minhas mãos uma semana e confesso que foi difícil separar-me dele. Sempre gostei de berlinas e de “carros de cota”, não me perguntem porquê, mas sei que a seguir aos desportivos são um apelo muito forte.

No Audi A3 Limousine 1.6 Tdi S-line, o caminho para o trabalho ou o regresso a casa podem ser feitos pela estrada mais longa e com mais curvas, sem medo!

Se o Audi A3 Limousine é um “carro de cota”? Não, pelo contrário. O Audi A3 Limousine é em primeiro lugar um Audi A3. Nele conserva toda a jovialidade e agilidade do hatchback mas acrescenta um toque executivo ao visual e ganha mais espaço na mala: 425 litros, mais 45 litros do que no Audi A3 5 portas. Na versão S-line que testámos, o Audi A3 Limousine 1.6 Tdi contava ainda com suspensão mais firme e o conjunto mais próximo do solo 25mm.

Audi A3 Limousine 1.6 Tdi-4

O Audi A3 Limousine 1.6 Tdi não é um sprinter, mas não desilude. O motor 1.6 Tdi que conhecemos de outros modelos do grupo Volkswagen cumpre com o seu papel: económico, disponível e pronto para fazer quilómetros. Aqui não vamos ganhar uma vantagem em velocidade ou aceleração, mas esta versão S-line dá-nos mais liberdade em curva. No Audi A3 Limousine 1.6 Tdi S-line, o caminho para o trabalho ou o regresso a casa pode ser feito pela estrada mais longa e com mais curvas, sem medo!

Apesar de ser uma versão com um carácter mais jovial, quer no look, quer no acerto da suspensão, a viagem não se torna desconfortável. O ambiente a bordo é simples, acompanhando a nova imagem da marca dos anéis e o espaço atrás é mais do que suficiente. O perfil mais baixo poderia comprometer a altura para os passageiros que seguem no banco de trás, mas não sentimos isso.

Audi A3 Limousine 1.6 Tdi-10

Feitas as apresentações, há que realçar o mais importante: o preço. Porque quem começa uma vida de trabalho e precisa da «pinta de executivo» a acompanhar, tem de fazer contas à vida. Aqui o Audi A3 Limousine 1.6 Tdi é um aliado. Os preços começam abaixo dos 30 mil euros e na versão S-line com alguns extras à mistura, ficam abaixo dos 35 mil euros.

Se estão a pensar em ter filhos, casar, mas não querem perder a jovialidade dos 30 (que são os novos 20 pelo que dizem e eu quero acreditar nisso) o Audi A3 Limousine 1.6 Tdi cumpre com tudo isto e ainda vos obriga a ir poucas vezes à bomba de gasolina. Foi fácil manter uma média de 5l/100 km durante o ensaio, mesmo com umas apertadelas pelo meio…para manter o espírito jovial, claro.

Audi A3 Limousine 1.6 Tdi-9

Fotografia: Thom V. Esveld

MOTOR 4 Cilindros
CILINDRADA 1598 cc
TRANSMISSÃO Manual 6 Vel.
TRAÇÃO Dianteira
PESO 1320 kg.
POTÊNCIA 105 CV / 4000 rpm
BINÁRIO 250 NM / 1500 rpm
0-100 KM/H 10,9 seg
VEL. MÁXIMA 198 km/h
CONSUMO 4,6 lt./ 100 km (oficiais)
PREÇO 29.090€

Segue a Razão Automóvel no Instagram e no Twitter

Cofundador da Razão Automóvel | Aos 20 anos, o pai passou-lhe um Alfa Romeo para as mãos com 300 mil quilómetros e disse-lhe: "Faz-te à vida." Desde então tem feito amizade com mecânicos e condutores de reboque por este país fora. Na nossa primeira reportagem, ficamos apeados na A1.

  • André Couto

    Mais uma boa review de um carro que aprecio muito, por isso os meus parabéns 🙂
    Queria só deixar um feedback acerca de um pormenor que reparei ao ler a analisa. O template do vosso site, assim como a organização são muito bons mesmo, acontece que por exemplo ao abrir este artigo para ler o mesmo me aperece dividido em 4 páginas, tendo nas 3 primeiras apenas um ou dois parágrafos de texto. Além disso mal acabo de ler a primeira página me aparece a avaliação que deram ao carro. Não sei a razão de estar assim com esta divisão, apenas deixo a sugestão de deixar o artigo todo numa página, ou pelo menos de colocar a avaliação no fim, nem que seja para manter o “suspense”. Faço este reparo sobretudo por caso determinadas pessoas não reparem na fragmentação do artigo poderão ficar apenas pela primeira parte o que certamente não é bom pois não ficam com a informação completa.

    Mais uma vez parabéns pelo bom trabalho 🙂

    • RazaoAutomovel

      Obrigado pelas sugestões e pelos elogios. São bons de ouvir, principalmente num projecto que se quer afirmar pela qualidade e que luta diariamente contra o tradicionalismo num sector avesso à mudança.

      Cumprimentos da equipa Razão Automóvel