A revisão de um Lexus LFA

Share Button

Ferramentas sujas e chão pegajoso seria um pesadelo para estes senhores. Aqui trabalha-se num ambiente semelhante a um laboratório e utilizam-se… raios X?! A revisão periódica do Lexus LFA é um processo encantador por si só.

O Lexus LFA é verdadeiramente um automóvel especial. Um automóvel em que se equaciona, testa e verifica a mais ínfima peça. Talvez por isso o LFA tenha levado 10 anos a ser desenvolvido, e o resultado está à vista. Para o manter na sua melhor forma, as revisões periódicas são feitas de forma meticulosa, à boa maneira japonesa.

O processo de revisão do Lexus LFA inicia-se com a entrada do automóvel nas instalações da Toyota Motorsport GmbH (TMG) em Cologne, Alemanha. Aqui o LFA é recebido num ambiente branco, mais facilmente associado a um laboratório do que a uma oficina.

revisão LFA (8)

Sistemas vitais para a performance e bom funcionamento do LFA, como a suspensão e sistema de direção, são integralmente retirados do automóvel, desmontados, e cada uma das peças que os compõem é inspeccionada várias vezes. Os sistemas hidráulicos da suspensão são também testados visual e mecanicamente. Apesar de parecer uma tarefa relativamente simples, no Lexus LFA não é. A maioria das peças da suspensão são de difícil acesso.

Tags

Apaixonado por automóveis desde que tem memória, Ricardo Correia é fascinado por dois extremos: o hardcore automóvel das direcções não-assistidas e a engenharia de ponta das trocas de caixa instantâneas.