Crónicas Os condutores dos Smart são ruins como as cobras

GRRRRRRR

Os condutores dos Smart são ruins como as cobras

Atrás do volante daqueles carros com aspecto simpático, escondem-se os condutores dos Smart, os mais maldosos das estradas nacionais. Descubram porquê aqui.

Smart Fortwo

Há uma espécie de condutores que devia ser irradiada das estradas nacionais. Sabem quais são? Os condutores dos Smart.

Aí andam eles. Gingando pelas cidades, com cores para todos os gostos, espalhando alegria por onde passam, num parque automóvel dominado pelo cinzento, branco e preto. Olhem para eles, cheios de cor e todos personalizados! Que giro, não é? Mas as aparências iludem. Dentro daquelas viaturas, escondem-se autênticos vilões.

Vilões que assumem as mais diversas formas. Desde jovens recém-encartadas, até condutores mais maduros e experimentados. Todos eles circulam diariamente com um propósito: enervar os condutores não-Smart.

… diria que até devem ter um cerimónia tipo “Maldade Awards”. Uma espécie de Globos de Ouro da malvadez.

Como? O plano é simples, mas terrível: passa por enterrar os Smart nos lugares de estacionamento. “Olha está ali um lugar! Chiça, afinal não. Está lá um Smart”, quantas vezes é que já disseram esta frase? Milhares de vezes, aposto. Eu digo-a quase todos os dias.

caravana de smart
© Gonçalo Maccario / Razão Automóvel

Obviamente que este plano terrivelmente malévolo é concertado entre eles, porque fazem todos exatamente a mesma coisa. E como não acredito em acasos, fui investigar. Após um intenso trabalho de investigação jornalística descobri que esta quadrilha motorizada está organizada, e até têm um encontro anual.

VÊ TAMBÉM: A modernidade não tem charme, pois não?

Este ano, este comité de «maldade sobre rodas» reuniu sob o sol de Cascais. Diz quem viu que eram centenas (imagens no final). As conversas entre os participantes? Não sei, porque não tenho um Smart. Mas deviam girar em torno de “quantos enlatados é que enganaste este ano?”, “sabias que se estacionares de marcha-atrás é mais fácil esconder o perfil do carro?”. E mais não digo porque não quero entrar em especulações, senão diria que até devem ter um cerimónia tipo “Maldade Awards”. Uma espécie de Globos de Ouro da malvadez. Ou quiçá, um concurso de escondidas, onde ganha quem esconder melhor o carro num lugar de estacionamento.

smart fortwo
© Gonçalo Maccario / Razão Automóvel

Sem dúvida que estamos perante um assunto sério, talvez até de saúde pública. Todos os dias milhares de pessoas são enganadas, em parques de estacionamento de norte a sul do país, causado aquela raiva miudinha que nos consome os nervos. Com que efeitos na produtividade e no bem-estar social? Não sabemos. E o pior é que as instituições responsáveis não tomam medidas. Começando no Governo e acabando nas forças de segurança pública.

Pior. Tenho uma irmã recém encartada que quer um… eles estão em todo o lado. Principalmente onde menos se espera, ou seja: naquele lugar “supostamente” vago.