Mazda MX-5: recordando o passado e antevendo o futuro

Mazda MX-5: recordando o passado e antevendo o futuro

Ver vídeo

O Mazda MX-5 celebra o seu 25º aniversário este ano, coincidindo com a apresentação de uma nova geração já no dia 3 de Setembro. Temos vindo a conhecer esta nova geração aos poucos durante este ano, e faltando menos de um mês para o conhecermos, a XCar passa em revista a história do sportscar mais popular de sempre.

O filme comprime em 12 minutos cerca de 25 anos de história do Mazda MX-5. Desde as origens, que começam no distante ano de 1976, seguindo pelo contacto com as 3 gerações, e culminando com o lado personalizável e competitivo do pequeno sportscar. Uma excelente forma de preparar a chegada da nova geração já no ínicio do próximo mês.

A nova geração tem vindo a ser descoberta aos poucos, com o desvendar do chassis em Abril, no salão de Nova York, e nas últimas semanas, a Mazda tem vindo a publicar teasers em antecipação à apresentação do novo MX-5, onde damos a conhecer o mais recente na imagem abaixo.

Image converted using ifftoany

O que sabemos do novo MX-5?

Como era  previsível – para quem tem acompanhado os últimos lançamentos da Mazda – o novo MX-5 deverá ser mais um capítulo na saga Skyactiv. Um programa que resumidamente, é uma abordagem holística à concepção automóvel, isto é, não deixa nenhuma “pedra” por tocar, otimizando o automóvel no seu todo, desde a concepção da estrutura, passando por novas mecânicas mais eficientes, sem esquecer temas mais subjectivos, como o tacto dos comandos no acto de conduzir que tanto têm sido elogiados na Mazda.

Com o MX-5 a ser uma das referências incontornáveis no programa Skyactive, seja nas estratégias para retirar peso às novas gerações de modelos Mazda, ou até no pormenor do engrenar de uma velocidade, é de esperar que o novo MX-5 seja o pináculo do programa.

O novo MX-5 promete ser 100kg mais leve que o actual e recorrerá a versões adaptadas ao posicionamento longitudinal das motorizações otto Skyactive que já conhecemos – nomeadamente os 1.5 e 2.0 de 4 cilindros. Também é de esperar um centro de gravidade mais baixo, e como o chassis revela, a manutenção de uma arquitectura clássica de motor longitudinal frontal colocado imediatamente atrás do eixo dianteiro, tracção traseira e suspensão independente em ambos os eixos.

mazda mx-5 gui

A grande incógnita gravita em torno do design do novo modelo. Há quem afirme que será um discípulo da linguagem Kodo, que caracteriza a restante gama Mazda, como outros afirmam que evocará o MX-5 original. Aguardemos por Setembro para confirmar todos os rumores e dissipar todas as dúvidas.

Outro dado curioso na história deste modelo. Pela primeira vez na sua história, o MX-5 fornecerá o seu esqueleto para dar origem a um outro sportscar. Deveria ser um Alfa Romeo, mas com tantas mudanças no Grupo Fiat, o irmão do MX-5 deverá acabar por ostentar o simbolo Fiat (a hipótese Abarth ainda mantém-se de pé), com desenho e mecânicas específicas.