Jaguar Lightweight E-Type: renascido 50 anos depois

Share Button

A Jaguar promete, a Jaguar cumpre… nem que seja 50 anos depois! As seis unidades que faltavam ser produzidas do Jaguar Lightweight E-Type já estão prontas.

A história já não é nova para os nossos leitores. Mas podemos voltar a repeti-la – as boas histórias merecem ser repetidas. Para isso temos de recuar até 1963. Altura em que a Jaguar prometeu ao mundo produzir 18 unidades de uma versão muito especial do histórico E-Type. Apelidada Lightweight, era uma versão mais radical do E-Type normal.

jaguar e-type lightweight 2014 8

O Jaguar Lightweight E-Type tinha menos 144 kg – esta redução de peso foi conseguida graças à utilização do alumínio para o monocoque, painéis da carroçaria e bloco do motor – e debitava 300cv de potência, extraídos de um motor 3.8L de seis cilindros em linha igual ao que havia sido instalado nos D-Type que venceram Le Mans naquela época.

VEJAM TAMBÉM: Este americano construiu com as próprias mãos o seu Jaguar Lightweight E-Type

Diretor Editorial e co-fundador da Razão Automóvel. Tem 29 anos, ama os automóveis mas tem uma paixão secreta: as duas rodas! Praticante de todo-o-terreno, iniciou-se nas lides da condução aos comandos de um Citroen Ax. Não resiste a umas boas curvas, seja no asfalto ou numa folha de papel.