Notícias Dodge Charger SRT Hellcat: a berlina mais potente do mundo

Dodge Charger SRT Hellcat: a berlina mais potente do mundo

O Dodge Charger SRT Hellcat acabou de ser revelado em Detroit, depois de várias semanas de rumores que se seguiram ao lançamento do Dodge Challenger SRT Hellcat. Este é para quem tem de levar a família atrás ou simplesmente quer provocar um valente susto aos sogros.

Se abriram este artigo a pensar “é a silly season, esqueceu-se da potência colossal das berlinas AMG, M ou RS” então podem estar descansados, não me esqueci. Aliás, até começo com uma breve comparação.

Coloquem-lhe um gancho de reboque, atrelem uma caravana e quando chegarem ao destino vão pensar que a vossa em casa de férias sobre rodas foi vandalizada por um gang

A berlina mais potente do mundo a seguir ao Dodge Charger SRT Hellcat é o Mercedes Classe S65 AMG, com 621 cv e uns incríveis 1,000 Nm. O Dodge Charger SRT Hellcat tem 707 cv de potência e 851 Nm. Ainda assim ganha na cavalagem. Não me matem, estou só a comparar cavalos.

Dodge Charger SRT Hellcat 31

Sim, o demónio sobre rodas tem capacidade para levar 5 pessoas mais malas. Coloquem-lhe um gancho de reboque, atrelem uma caravana e quando chegarem ao destino vão pensar que a vossa em casa de férias sobre rodas foi vandalizada por um gang.

VEJAM TAMBÉM: Este é o SUV mais potente do mundo

Em relação ao Dodge Challenger SRT Hellcat (707cv) este Dodge Charger SRT Hellcat ganha mais 45 kg de peso. Isso é mau? Nem por isso: o peso dá-lhe mais tração no arranque e torna-o 0.2 seg mais rápido no 1/4 de milha.

Dodge Charger SRT Hellcat 27

Valet Mode para limitar o pé direito

Os proprietários do Dodge Charger SRT Hellcat têm a já conhecida dupla chave para ligar o carro. Podem optar pela chave preta, que limita o Dodge Charger SRT Hellcat a uns «modestos» 500 cv de potência, ou pela chave vermelha que deixa os 707 cv soltos e ao serviço do pé direito.

PARA RECORDAR: O Dodge Challenger SRT Hellcat tem o anúncio mais «badass» de sempre

Para além desta possibilidade, há outra que restringe ainda mais a potência deste colosso americano. O Valet Mode pode ser ativado no sistema de infotainment e requer apenas uma password de 4 dígitos. Este sistema vai limitar os arranques à 2ª velocidade, garantir que as ajudas eletrónicas estão sempre ativas, desligar as patilhas da caixa instaladas no volante e restringir as rotações do motor às 4,000 rpm.

Esta tecnologia de «castramento» do Dodge Charger SRT Hellcat pode ser vista como pura maldade, principalmente quando umas das suas razões para viver está na capacidade de facilmente derreter asfalto e pneus. No entanto, deve dar muito jeito quando entregamos o carro a um terceiro.

Dodge Charger SRT Hellcat 16

A DAR QUE FALAR: Um anúncio que transpira América por todos os poros

Para além de uma potência assustadora, os restantes números já tornados públicos, levantam ainda mais um pouco o véu sobre as capacidades do Dodge Charger SRT Hellcat. Deixo-vos com uma lista das características já reveladas:

– A berlina mais potente e mais rápida do mundo
– Tração traseira
– 2.068 kg
– Distribuição de peso: 54:46 (f/t)
– Motor: 6.2 HEMI V8
– Velocidade máxima: 330 km/h
– Aceleração 0-100 km/h: menos de 4 segundos
– 1/4 de milha em 11 segundos
– Caixa automática de 8 velocidades
– Maxilas Brembo de 6 pistões à frente
– Valet Mode: limita o arranque à 2ª velocidade, as rotações a 4000 rpm e não permite desligar ajudas eletrónicas
– Produção não limitada
– Lançamento no primeiro trimestre de 2015
– Preço estimado nos EUA: +- 60.000 dólares