Notícias Arrinera Hussarya: O supercarro polaco

Arrinera Hussarya: O supercarro polaco

Não é todos os dias, que se assiste ao nascimento de um supercarro. Principalmente se o país de origem não tiver muita tradição no sector automóvel como é o caso da Polónia.

A Arrinera é uma nova marca polaca de automóveis. E Lukasz Tomkiewicz, fundador e CEO da Arrinera Automotive S.A, está neste negócio para contrariar as superpotências. A primeira «pedra no charco» é o Arrinera Hussarya.

Desenganem-se aqueles que já estão a pensar que houve algum tipo de plágio com um modelo da marca Pagani, de todo. O nome Hussarya do Arrinera, descende diretamente de um dos regimentos de cavalaria mais prestigiados do mundo, o Famoso Regimento de Cavalaria Polaca do séc.XVII, os Hussars.

2014-Arrinera-Hussarya-Static-1-1280x800

Para os mais céticos – que desconfiam do real potencial da Arrinera – vale a pena mencionar, o génio por detrás deste projeto. Nada mais, nada menos do que Lee Noble, responsável pelo o Ultima GTR, um dos carros mais eficazes em pista, com provas dadas do seu potencial e que serviu de mula de testes para o desenvolvimento daquele que viria a ser o carro de produção mais rápido do mundo: o McLaren F1.

VEJAM TAMBÉM: Hennessey Venom F5, o candidato a carro mais rápido do planeta

Mas voltando ao Arrinera Hussarya, convém frisar que o Hussarya custará uma fração do preço da concorrência directa, falamos de um preço de fábrica de cerca de 118.000 euros. E por este preço o Arrinera Hussarya, brinda-nos com um chassis em aço de alta resistência desenhado por Lee Noble, onde ainda é possível optar por materiais como fibra de carbono e kevlar, para o piso e painéis interiores.

E nem a segurança foi um fator descartado, para além de uma estrutura resistente, o interior conta com uma roll-bar reforçada e cintos de segurança, com pré tensores específicos. O equipamento é completo, sendo um dos poucos opcionais, uma câmara com visão térmica para ajuda à condução em condições de visibilidade reduzida.

2014-Arrinera-Hussarya-Static-3-1280x800

O coração do Arrinera Hussarya, é composto pelo bloco GM de 6.2l, que também presta serviços no Chevrolet Corvette. O motor V8 americano foi trabalhado de modo a debitar 650 cavalos e 820Nm de binário máximo, valores que lhe permitem performances dignas de respeito:  3,2s dos 0 aos 100km/h e uma velocidade máxima de 339km/h, o quarto de milha é devorado em apenas 11s.

PODE INTERESSAR: Conheçam a lista de 24 automóveis vulneráveis a ataques informáticos

No que toca à vocação dinâmica, o Arrinera Hussarya, traz montadas jantes de 19 polegadas, montadas em pneus 255/35ZR19 no eixo da frente e 335/30ZR19 no eixo traseiro. Os travões são compostos por discos de 380mm na frente e 350mm na traseira, mordidos por maxilas de 6 pistões na frente e 4 pistões na traseira. Como não podia deixa de ser a suspensão totalmente independente, foi pensada e desenhada pelo génio mecânico Lee Noble.

O design exterior do Arrinera Hussarya é da responsabilidade de Pavlo Burkatskyy. Fiquem com a galeria de fotos: