Notícias Novo Opel Corsa chega no final do ano

Novo Opel Corsa chega no final do ano

A Opel fez uma revisão de alto a baixo à atual geração do Opel Corsa. O resulta final foi um modelo que na prática é totalmente novo, apesar de partir da base do antigo. Descubram todas as novidades deste best-seller germânico.

A Opel acaba de divulgar as primeiras imagens oficiais do novo Opel Corsa. Um modelo embora parta da base do atual modelo, foi alvo de tantas alterações tão extensas que pode ser considerado um modelo totalmente novo. Será o quinto elemento de uma família que já conta com 32 anos no activo e quase 12 milhões de unidades comercializadas só na Europa.

VEJAM TAMBÉM: A primeira vez que o novo Opel Corsa foi apanhado «desprevenido»

Por fora, o design frontal segue a linha do Opel ADAM, enquanto a traseira apresenta um estilo mais atual e grupos óticos orientados na horizontal. Na frente, destaca-se uma grelha proeminente e os grupos ópticos que incluem a assinatura de “asa” através da iluminação LED. Uma características que faz parte da nova linguagem estilística da Opel. Apenas o perfil da carroçaria poderá denunciar algumas semelhanças com a geração ainda em funções.

Interior completamente revisto:  IntelliLink faz as honras da casa

Novo opel corsa 2014 13

Mas foi para o interior que a Opel reservou o maior corte com o passado. O habitáculo completamente novo tem linhas alongadas bem definidas e materiais sofisticados.  Com foco na ergonomia, no bem-estar e no ambiente de qualidade, o habitáculo do novo Corsa foi centrado num tabliê desenhado com linhas horizontais que reforçam visualmente o espaço no interior. O sistema IntelliLink, com ecrã tátil policromático de sete polegadas, está colocado na consola central. Um sistema que permite a ligação de dispositivos externos, tanto iOS (Apple) como Android, e aceita comandos de voz.

Entre as várias aplicações disponíveis estão a BringGo para a navegação e as Stitcher e TuneIn para rádio de Internet e ‘podcasts’. A Opel propõe ainda uma ‘dock’ para ‘smartphones’, que permite fixar os aparelhos e recarregar as respetivas baterias.

A nova geração Corsa oferece ainda um leque completo de sistemas de assistência à condução. São os casos dos faróis bi-xénon direcionais, do alerta de ângulo cego e da câmara Opel Eye – com reconhecimento de sinais de trânsito, aviso de saída de faixa, comutação automática médios/máximos, indicação de distância para o veículo da frente e alerta de colisão iminente. Para garantir a máxima segurança, o alerta de colisão recorre a uma luz vermelha de aviso que é projetada no pára-brisas.

Nova gama de motores: 1.0 Turbo ECOTEC é a estrela da companhia

Novo opel corsa 2014 17

Um dos maiores destaques da quinta geração Corsa (‘E’) está sob o capô. Trata-se do novíssimo 1.0 Turbo de três cilindros, com injeção direta de gasolina, motor que faz parte do vasto plano de renovação de motorizações que a Opel lançou recentemente. Estreia um novo motor 1.0 Turbo ECOTEC a gasolina equipado com uma caixa manual de seis velocidades. Este novo motor de três cilindros com injeção direta terá potências de 90 ou 115 cv. Este propulsor recorre à mais recente tecnologia e é o único 1.0 tricilíndrico de produção em série dotado de veio de equilíbrio, com claras vantagem em termos de suavidade e vibrações.

PARA RECORDAR: Apresentação da gama de motores SIDI de três cilindros

Novo opel corsa 2014 12

Na gama à saída da fábrica, a linha de motores incluirá um novo 1.4 Turbo com 100 cv de potência e 200 Nm de binário máximo, além de novas evoluções dos conhecidos 1.2 e 1.4 ‘atmosféricos’. A opção turbodiesel será constituída pelo 1.3 CDTI, disponível em dois patamares de potência: 75 cv e 95 cv. Registe-se que as variantes a gasóleo foram totalmente revistas passando a cumprir a norma de emissões Euro 6. No lançamento, a versão Corsa mais económica – com 95 cv, caixa manual de cinco velocidades e Start/Stop – emitirá apenas 89 g/km de CO2. Na primavera de 2015 surgirão outras versões de baixas emissões.

Ambas as versões do 1.0 Turbo de injeção direta terão acoplada uma caixa manual de seis velocidades que é totalmente nova e extremamente compacta. Também fará parte da gama a mais recente caixa automática de seis velocidades e uma nova caixa manual robotizada Easytronic 3.0, mais eficiente e suave.

Controlo total: nova suspensão e nova direção

New chassis and steering systems: For driving experience compara

Com suspensão e direção novas, a estabilidade em reta e em curva foi melhorada graças a um centro de gravidade mais baixo em 5 mm, ao sub-chassis mais rígido e à nova geometria da suspensão. As evoluções operadas ao nível de amortecimento conferem-lhe também maior capacidade para filtrar e absorver irregularidades da estrada. Sendo esta evolução, uma das mais importantes em todo o projecto.

Tal como no atual Corsa, o chassis poderá ter duas configurações: Comfort e Sport. A opção Sport terá molas e amortecedores mais ‘duros’, bem como uma geometria e calibração de direção diferentes, assegurando resposta mais direta.

VEJAM AINDA: A versão mais radical do Opel Adam tem 150cv de potência

A quinta geração do ‘bestseller’ da Opel tem estreia mundial marcada para o Salão Mundial do Automóvel de Paris, que abrirá portas no dia 4 de Outubro. A produção arranca antes do final do ano nas fábricas da Opel de Saragoça, em Espanha, e Eisenach, na Alemanha. Fiquem com a galeria e com os vídeos: